UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ISABEL SANTANA SANTOS
10/02/2014 22:25

DISCENTE: ISABEL SANTANA SANTOS
DATA: 27/02/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFª. NEILDE PIMENTEL SANTOS –ITABAIANA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Diretrizes Curriculares Nacionais.

Os estudos acerca das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental nas diferentes áreas do conhecimento ainda hoje são vistos por diferentes autores como incipientes. O ambiente escolar é um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas para que isso aconteça faz-se necessário, por parte do corpo docente, a transformação de velhas práticas, ditas tradicionais, por espaços formativos. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental está presente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Neilde Pimentel Santos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foram analisados documentos que tratam da inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental como: o Projeto Político Pedagógico da Escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Planos de Aula dos Professores. Em seguida foi utilizado questionário com os professores e coordenadores pedagógicos da Escola e da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de analisar de que modo à infraestrutura oferecida pela instituição contribui para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental. Os dados apontaram que nos planos de aula a abordagem dos temas ambientais acontece pontualmente, geralmente associada a datas comemorativas. Além disso, as questões ambientais ficam restritas às temáticas das áreas de conhecimentos afins, como Ciências e Geografia. Desse modo, pode-se concluir que as práticas pedagógicas dessa escola são dissonantes das propostas apresentadas em documentos oficiais que tratam da Educação Ambiental, que pressupõem a abordagem transversal dessa temática, de forma a integrar os conhecimentos das diversas áreas.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10