Banca de DEFESA: ISABEL SANTANA SANTOS
10/02/2014 22:25
Os estudos acerca das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental nas diferentes áreas do conhecimento ainda hoje são vistos por diferentes autores como incipientes. O ambiente escolar é um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas para que isso aconteça faz-se necessário, por parte do corpo docente, a transformação de velhas práticas, ditas tradicionais, por espaços formativos. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental está presente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Neilde Pimentel Santos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foram analisados documentos que tratam da inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental como: o Projeto Político Pedagógico da Escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Planos de Aula dos Professores. Em seguida foi utilizado questionário com os professores e coordenadores pedagógicos da Escola e da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de analisar de que modo à infraestrutura oferecida pela instituição contribui para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental. Os dados apontaram que nos planos de aula a abordagem dos temas ambientais acontece pontualmente, geralmente associada a datas comemorativas. Além disso, as questões ambientais ficam restritas às temáticas das áreas de conhecimentos afins, como Ciências e Geografia. Desse modo, pode-se concluir que as práticas pedagógicas dessa escola são dissonantes das propostas apresentadas em documentos oficiais que tratam da Educação Ambiental, que pressupõem a abordagem transversal dessa temática, de forma a integrar os conhecimentos das diversas áreas.
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