Banca de QUALIFICAÇÃO: MAX WILLES DE ALMEIDA AZEVEDO
06/02/2014 19:22
O presente texto analisa manuais destinados à formação de professores de Estudos Sociais, produzidos entre os anos de 1950 a 1980, no Brasil, com o objetivo de identificar o papel da História dentro da disciplina Estudos Sociais. Para tanto, são tomadas como base as ideias acerca de disciplina escolar de André Chervel, na qual o autor identifica matrizes essenciais na arquitetura da disciplina, que são: avaliação, componentes curriculares, ensino e aprendizagem. Além disso, serão examinadas as contribuições de Jerome Bruner e John Michaelis para o ensino de Estudos Sociais, e as ideias defendidas por Elza Nadai. Com isso, identificamos as finalidades e as definições presentes em cada manual analisado, como também os componentes dos Estudos Sociais a partir do anúncio em termos de habilidades, conhecimentos e valores. A partir dos resultados obtidos, concluímos que a ideia de formar um cidadão para viver numa democracia não foi defendida em nenhum dos manuais analisados nesta pesquisa. No entanto, a principal ideia levantada nesta pesquisa é a de que o ensino de Estudos Sociais tem por finalidade integrar o aluno à sociedade. Com isso, podemos afirmar que os autores podem ter se apropriado de outros conceitos e teorias para a implantação dessa disciplina no Brasil.
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