UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO
28/01/2014 12:03

DISCENTE: WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO
DATA: 12/02/2014
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO NPGECIMA
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Função Afim, Software Geogebra, Aprendizado de Funções.

A presente pesquisa tem como objetivo geral Investigar possibilidades de situações de aprendizado da Matemática de conceitos relativos às funções polinomiais do 1º grau (Função Afim) com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado do IFS – Campus São Cristóvão fazendo uso de uma Sequência Didática mediada pelo uso de um Software de geometria dinâmica, o Geogebra. Para tanto, foi realizado um estudo, pautado nas idéias de Machado (2008), Pais (2011) e Oliveira (2013), embasados na Engenharia Didática discutida por Artigue (1996) com duas turmas da 1ª Série do curso Técnico de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão/SE, que formaram os grupos de estudo que denominamos de Grupo experimental (GE) e Grupo de Controle (GC). Ao término da experiência ficou constatado que o GE apresentou melhores resultados do que o GC. Os dados indicaram que utilizar um software de geometria dinâmica em um ambiente de geometria dinâmica proporciona uma grande interação entre os participantes constituindo um fator positivo ao aprendizado, uma vez que facilitam a construção de novos conceitos, proporcionam a comparação entre as diferentes formas de representação de uma função, possibilitando, assim, condições para o participante de reconhecer a representação gráfica de uma função afim como uma reta, expressar a relação entre os coeficientes da equação da reta com sua representação gráfica e algébrica.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2439639 - KARLY BARBOSA ALVARENGA