UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JOSÉ DAVI PRADO LIMA
21/01/2014 16:00

DISCENTE: JOSÉ DAVI PRADO LIMA
DATA: 27/02/2014
LOCAL: À DEFERIR
TÍTULO: Composição química e avaliação das atividades antioxidantes, antimicrobiana e efeito inotrópico da entrecasca de Aspidosperma pyrifolium Mart.
PALAVRAS-CHAVES: Aspidosperma pyrifolium; perfil químico; atividade antioxidante; atividade antimicrobiana; efeito inotrópico.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A composição química, as atividades antioxidantes, antimicrobiana do extrato hidroetanólico (EHE) e de suas frações hexânicas (FH), clorofórmica (FCL), acetato de etila (FAE) e hidrometanólica (FHM) e o efeito inotrópico do EHE e fração alcalóides totais (FAT), obtidos da entrecasca de Aspidosperma pyrifolium, popularmente conhecida como “pereiro”, foram investigadas. A composição química foi avaliada através de métodos colorimétricos, Folin-Ciocalteau, complexação com alumínio e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Quanto à atividade antioxidante, esta foi avaliada através de dois métodos, o do radical 2,2 difenil-1-picril-hidrazila (DPPH) para EHE, FH, FCL FAE, FHM e o das substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), frente às amostras EHE, FH, FCL, FAE, FHM, utilizando o agente indutor da lipoperoxidação sulfato ferroso (FeSO4). Os dados foram expressos como média±erro padrão e as diferenças determinadas por ANOVA seguida do teste de Tukey. O maior teor de fenóis toais foi observado na FAE, seguido do EHE. Já em relação ao teor de flavonóides totais, o maior valor também foi observado na FAE, seguido da FCL. Com relação à atividade antioxidante, a FAE reduziu o DPPH (30µg/mL, 60 min) com valor de CE50 de 27,13±3,61 µg/mL. Por outro lado, frente ao TBARS, a FAE seguido do EHE mostraram maior afinidade em neutralizar a lipoperoxidação induzida pelo FeSO4. Das amostras testadas, a FCL e FAE da entrecasca de A. pyrifolium apresentaram atividade microbiana frente a alguns microrganismos Gram +, Gram – e levedura com halos de inibição de 10±0,00 a 21,5±0,71 mm. Em relação ao efeito inotrópico o EHE apresentou inotropismo negativo com CE50 de 1893±380 µg/mL e a FAT apresentou inotropismo positivo com CE50 de 1846±825 µg/mL, sendo o mecanismo de ação deste último por via adrenérgica. Através da CLAE/DAD-UV-VIS foi confirmado a presença de compostos fenólicos e de alcalóides. Diante desses resultados, pode-se inferir que o extrato hidroetanólico e frações de A. pyrifolium possuem diversos constituintes químicos, tais como fenóis, taninos e alcalóides. Além disso, apresentam moderada atividade antioxidante e antimicrobiana, além de apresentar efeito inotrópico.

Externo à Instituição - AMARO DE MENDONÇA CAVALCANTE
Externo à Instituição - ANDREA YU KWAN VILLAR SHAN