UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ISABELA SANTOS CORREIA ROSA
17/01/2014 12:00

DISCENTE: ISABELA SANTOS CORREIA ROSA
DATA: 27/02/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II - PISO SUPERIOR
TÍTULO: ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE ECOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem CTSA; Ensino de Ecologia.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Considerando os objetivos mais amplos da educação, principalmente dar condições para o exercício pleno da cidadania, esta dissertação tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos críticos, por meio da utilização do enfoque CTSA no Ensino de Ecologia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, considerou-se necessário conhecer as concepções dos professores dos municípios onde a pesquisa se desenvolveu (Lagarto, Salgado e Boquim) antes de discutir um ensino de Ecologia voltado para o enfoque CTSA, uma vez que, a avaliação dos professores sobre as inter-relações CTSA tem influência direta na sua metodologia de ensino (FIRME & AMARAL, 2008). Entre os resultados dessa pesquisa inicial, chamou a atenção o fato de que a maioria dos professores tem como principal dificuldade, em inserir temas CTSA no ensino de Ecologia, a falta de material de apoio. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de oferecer ao professor, uma opção para inserir o enfoque CTSA na unidade de Ecologia na terceira série do ensino médio, a fim de contribuir com a formação de cidadãos críticos. Foi então, elaborada pela pesquisadora, uma sequência didática sobre o tema, e esta foi avaliada tanto por professores da rede estadual de ensino, onde a pesquisa se desenvolveu, quanto por professores da rede superior de ensino, e após os devidos ajustes no material, este foi devolvido aos professores da educação básica para a utilização na sua prática pedagógica. Conclui-se que a maioria dos professores que participaram da pesquisa, apresenta concepções “plausíveis” em todos os temas discutidos sobre as inter-relações CTSA. Contudo, essas concepções não parecem refletir em uma prática pedagógica indiferente aos pressupostos do enfoque CTSA. Percebe-se que, não há diferença significativa entre os professores da zona urbana e rural dos municípios, no que se refere ao ensino de Ecologia e as dificuldades em inserir o enfoque CTSA no cotidiano escolar. Constata-se que a sequência didática elaborada representa uma boa estratégia de ensino e aborda de forma adequada, as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Em seus discursos, os professores procuram abordar temas polêmicos nas aulas de Ecologia, tanto por considerar interessante e capaz de atrair a atenção dos alunos, quanto por ser um tema recorrente das provas de ENEM. Os professores destacaram a falta de interesse pelos alunos, de assuntos relacionados ao ambiente, e a necessidade de resgatar o senso crítico deles. Em suma, espera-se que a sequência didática elaborada, venha a ser utilizada pelos professores que participaram da pesquisa e possa contribuir para a formação de cidadãos críticos, com uma compreensão mais ampla dos temas que envolvem a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente. Caso isso ocorra, os resultados do presente estudo poderão ter algum efeito sobre a realidade da pesquisa científica e do ensino de Ciências.

Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Interno - 1757010 - MARLENE RIOS MELO