Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BOMFIM DE GOIS
14/01/2014 17:54
A preocupação relativa à degradação do meio ambiente faz emergir a necessidade de práticas voltadas à conservação e ao manejo racional do mesmo. Partindo do pressuposto de que a socialização entre os saberes emerge como facilitador ao entendimento acerca dos problemas socioambientais, este trabalho centra-se no processo de construção do saber ambiental no contexto da infância Sem Terra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque etnometodológico, cujo objetivo é o de analisar o diálogo entre os saberes ambientais vivenciados por crianças que estudam na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Jacaré-Curituba, no sertão sergipano. Como instrumentos de coleta de dados, destacam-se: observação in locus, realização de entrevistas, aplicação de questionários, análise documental e diário de campo com registro fotográfico. Na perspectiva de propiciar espaços em que seja potencializada a articulação entre os saberes e experiências das crianças, optou-se também pela realização de oficinas. A fundamentação teórica centra-se em estudos acerca das questões ambientais, da construção do saber ambiental, interações humanas com o ambiente e sociologia da infância. Os diálogos se estabelecerão, nesse sentido, mediante contribuições da sociologia, da psicologia, da geográfica cultural e da pedagogia.
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