Banca de DEFESA: INGREDI PALMIERI OLIVEIRA
13/01/2014 14:21
O estudo em questão objetivou analisar as demandas e respostas sócio-profissionais do assistente social na área de educação, no município de Aracaju/SE. O objeto de estudo foi o exercício profissional na forma como se expressa em tal política. Pautada no método dialético, a pesquisa possuiu caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-qualitativa e utilizou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e formulários aplicados com 14 (quatorze) assistentes sociais que trabalham na política de educação em Aracaju/SE em diversos níveis de ensino. O capítulo I abordou o debate da educação enquanto política social, para posteriormente relacioná-la como campo de atuação do assistente social, realizando uma incursão sobre a constituição e configurações da política social de forma mais abrangente, em suas relações com o modo de produção capitalista, principalmente nos contextos de crise, dialogando com as demandas e contradições que a mesma assume na atualidade. O capítulo II tratou dos determinantes do exercício profissional do assistente social, de maneira geral, suscitando suas particularidades na educação. Realizou um resgate histórico do surgimento e funcionalidade da profissão de assistente social, mostrando as alterações nas suas requisições, características e respostas, bem como as demandas e debates que o circunscreve na atualidade, no âmbito do seu projeto profissional. Já o capítulo III constituiu-se da exposição e análise dos dados coletados, a luz do percurso teórico dos capítulos anteriores, mostrando os seguintes resultados: o contexto sócio-institucional não oferece muitos limites ao exercício profissional do assistente social na educação, na opinião da maioria das profissionais; não obstante os desafios, a prática do assistente social está de acordo com o que preceitua as legislações básicas da profissão e da área educacional; as demandas requeridas pela instituição ao assistente social na escola relacionam-se majoritariamente com a garantia/ampliação do acesso e da permanência, além da execução de programas e projetos institucionais, e de forma também relevante aquelas voltadas ao ajustamento de condutas; as respostas profissionais são bem diversificadas, sendo que a maioria diz respeito ao atendimento e orientação direta aos usuários e ações socioassistenciais e socioeducativas; apesar das dificuldades, a articulação das dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política consegue ser materializada.
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