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Banca de DEFESA: MARIA JOSE DANTAS
08/01/2014 16:44


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DANTAS
DATA: 17/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: “Escrever-te-ei... tu também me escreverás?” A escrita epistolar católica como prática docente: um olhar sobre Chiara Lubich e suas estratégias de formação
PALAVRAS-CHAVES: Cartas de Chiara Lubich. Collegamento. Escrita epistolar católica. História da Educação católica. Prática docente de Chiara Lubich.
PÁGINAS: 360
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta Tese enfatiza o debate acerca dos usos das correspondências como fonte para os estudos de História da Educação e, sobretudo, da História da Educação religiosa católica. A investigação se debruça de modo específico sobre a escrita epistolar de Chiara Lubich, uma professora católica italiana que, na década de 40 do século XX, fundou os Focolares, um Movimento que nasceu no âmbito religioso, foi difundido em mais de 180 países e possui abertura ecumênica, diálogo inter-religioso e intercultural. Chiara utilizava correspondências como meio privilegiado para manter-se em contato com as pessoas e isso se tornou uma prática constante em sua vida e na história dos Focolares. Defende-se a Tese que Chiara adotou as cartas como um recurso de formação capaz de chegar a pessoas e lugares onde ela não poderia estar fisicamente e que, ao longo de sua vida e mediada pelo Movimento Focolarino, criou uma abordagem educativa por meio epistolar que, pela sua notoriedade em âmbito religioso e social, pode ser considerada uma perspectiva diferenciada de pedagogia católica. A investigação tem como objetivos identificar e analisar como se configurou a atividade docente de Chiara por meio epistolar e, especificamente, verificar qual a abordagem formativa contida nestes escritos. O recorte temporal da análise foi estabelecido em diferentes marcos: a atuação docente de Chiara como professora primária, durante as décadas de 30 e 40 do século XX; a prática epistolar nas referidas décadas e a produção das mensagens para os collegamentos, na década de 80 do século referendado. Esta investigação tem enfoque histórico e utiliza cartas como objeto e como fonte. O principal universo pesquisado é composto por dois epistolários de Chiara: o primeiro com correspondências entre os anos 1943 e 1949; e o segundo, com escritos entre 1981 e 1984. A análise foi realizada por meio de leitura e fichamento com elaboração de quadros temáticos. O suporte teórico da pesquisa está fundamentado nos conceitos de representação, apropriação e materialidade, de Roger Chartier; habitus, carisma, campo religioso, relações simbólicas e capital cultural de Pierre Bourdieu; além de estratégia e tática de Michel de Certeau. Estudar a escrita epistolar de Chiara possibilitou conhecer a vida de uma professora católica na Itália fascista e ainda acompanhar as atividades de uma mulher, que mesmo fora dos muros da escola, proporcionou, por meio de cartas - imbuídas nos princípios de unidade, tolerância mútua, comunhão, solidariedade e fraternidade-, formação, instrução e transmissão de valores católicos a pessoas de diversas partes do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CHRYSTINA VENÂNCIO MIGNOT
Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 077.362.405-82 - JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

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