UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA
08/01/2014 08:37

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA
DATA: 23/01/2014
LOCAL: Prodema/Sala02
TÍTULO: A dimensão socioambiental no ensino superior: Um estudo com indicadores de sustentabilidade na universidade federal de Sergipe/São Cristovão.
PALAVRAS-CHAVES: Universidade, Indicadores de sustentabilidade, Gestão Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a sustentabilidade da Universidade Federal de Sergipe/São Cristóvão com o uso de indicadores para instituiçoes de ensino superior (IES), objetiva analisar a sustentabilidade da UFS a partir das dimensões de sustentabilidade presentes na instituição, será feita através da análise da presença da dimensão ambiental no planejamento e na gestão da UFS; identificando os indicadores de sustentabilidade relacionados ao tripé ensino-pesquisa-extenção e seus intervenientes na adminstração pública; também mensurando a sustentabilidade da UFS no campus de São Cristóvão/SE. Este trabalho é de natureza metodológica mista ou seja, Quali e Quantitativa, pois nele será utilizado a metodologia proposta por Madeira (2008), baseada no método de SusHEI (estudo de sustentabilidade para o ensino superior) com médias aritméticas e estatísticas (quantitativa), as categorizações da dimensões de sustentabilidade de Sachs (2002) e em seguida será feita uma análise crítica dos dados mostrando se é possível e como é possível, ou não incorporar a dimensão socioambiental nos projetos e/ou programas socioambientais da UFS através de indicadores para IES (qualitativa) e em quais das dimensões de sustentabilidades (Sachs,2002) se enquadram os programas e projetos socioambientais da UFS. A Coleta de dados será feita através de revisão da literatura de caráter técnico-científico, entrevistas, além de informações coletadas junto a órgãos oficiais e webliografia e aplicação dos instrumentos e indicadores proposto por Madeira(2008), FEUP(2007, 2008, 2009) baseado no modelo de SusHEI, e Sachs (2002).Trata-se da sistematização de elementos formais ligados a epistemologia ambiental (Leff), dimensões de sustentabilidade (Sachs), teoria da complexidade (Morin) entrelaçando-os com à prática dos estudos de indicadores socioambientais na gestão ambiental das universidades.

Externo à Instituição - IVANA SILVA SOBRAL
Presidente - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES