Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA DE OLIVEIRA JARSKE
06/01/2014 09:19
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o(s) entendimento(s) e uso(s) que professores de Matemática fazem de práticas de laboratório em suas aulas. Para isso, foram investigadas práticas de vinte e um professores da rede estadual de Sergipe, em Aracaju, por meio de questionários e entrevistas. Para a discussão sobre as concepções de laboratório de ensino de Matemática (LEM) e práticas de laboratório, foram tomadas como principais referências os trabalhos de Tahan(1962), Aguiar(1999), Benini(2006), Lorenzato(2006) e Rodrigues(2011), que descrevem o LEM não apenas como um espaço físico específico, mas também como uma Abordagem assumida pelo professor. Foram consideradas nesta investigação ainda as pesquisas de Trindade(2012), Guimarães(2012) e Lima(2013), para estabelecer um entendimento sobre duas possibilidades para o uso de práticas de laboratório em aulas de Matemática, como Recurso ou Metodologia. No primeiro caso o objetivo é de fixar conceitos já estudados, a manipulação do material pelo aluno ocorre após explanação inicial do conteúdo pelo professor, e, no segundo caso, como(Metodologia, a atividade experimental é o ponto de partida para o estudo dos conteúdos, permitindo ao aluno a construção dos conceitos. Verificou-se que a minoria dos professores investigados costuma utilizar práticas de laboratório em aulas de Matemática, desenvolvendo principalmente atividades com materiais manipuláveis e jogos. A partir de um exame das práticas dos sujeitos desta pesquisa é possível afirmar que as práticas de laboratório ainda estão bastante ausentes das aulas de Matemática dos professores sergipanos, apesar dos próprios professores reconhecerem o valor da atividade experimental para o aprendizado do aluno.
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