UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Junho de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIUSCIA RAMOS ALVES ROCHA
05/12/2013 11:32


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIUSCIA RAMOS ALVES ROCHA
DATA: 20/12/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aula - LAF/UFS
TÍTULO: ESTUDO SOBRE COMPOSTOS BIOATIVOS DA MANGABA (Hancornia speciosa Gomes): POLPA NAS FORMAS "IN NATURA" E LIOFILIZADA.
PALAVRAS-CHAVES: alimentos funcionais, compostos bioativos, carotenoides, compostos fenólicos, vitaminas antioxidantes, mangaba, liofilização, CLAE.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO:

Alimentos funcionais são alimentos ou bebidas que quando consumidos cotidianamente trazem benefícios à saúde, devido à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis. As frutas são ricas em compostos bioativos, como: vitaminas antioxidantes (A e C), carotenoides (β-caroteno, licopeno) e compostos fenólicos (flavonoides). Pela presença destes compostos bioativos, as frutas são consideradas alimentos funcionais, pois podem influenciar na saúde pela diminuição do risco de acometimento de algumas patologias, como diabetes, hipertensão, constipação, câncer, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares, além do seu poder nutricional. A mangaba é uma fruta encontrada naturalmente no Brasil, estando presente em todos os estados do Nordeste, tendo como maiores produtores nacionais os estados de Sergipe, Minas Gerais e Bahia. É uma planta de clima tropical e sua frutificação se dá principalmente nos meses de julho a outubro e de janeiro a abril. É um fruto extremamente perecível, porém bastante apreciado por suas características físicas, aroma, sabor e valor nutricional, sendo rica em vitaminas A, B1, B2 e C, Fe, P, Ca e proteína. O fruto da mangabeira é consumido “in natura” e processado nas formas de suco, licor, geleias, doces, sorvete. O processo de liofilização é um método de secagem, onde o produto previamente congelado passa diretamente do estado sólido para o gasoso, através da aplicação de temperaturas baixas e ausência de ar atmosférico, este método praticamente não altera as características químicas, sensoriais e nutricionais do produto, tratando-se de um processo interessante que permite a manutenção da qualidade organoléptica da fruta e o seu consumo, através de um produto derivado, em períodos de sazonalidade. Tendo em vista a importância da mangaba para o estado de Sergipe, o objetivo deste trabalho é estudar alguns compostos bioativos presentes nesta fruta, nas formas de polpa “in natura” e liofilizada, através de metodologia convencional e por cromatografia líquida de alta eficiência – CLAE, podendo desta forma incentivar o cultivo e o processamento desta fruta, o desenvolvimento de novos produtos, dela derivados, mostrando suas propriedades funcionais, benéficas e saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo ao Programa - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Presidente - 6330812 - NARENDRA NARAIN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15440-bf36319aa9