UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLANA CASSIA ARAUJO DANTAS DE ALMEIDA
04/12/2013 18:36

DISCENTE: ELLANA CASSIA ARAUJO DANTAS DE ALMEIDA
DATA: 06/12/2013
LOCAL: Secretaria PROEC
TÍTULO: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CANTEIROS DE OBRAS - ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: resíduos da construção civil; plano de gerenciamento de resíduos; Universidade Federal de Sergipe.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

Os Resíduos da Construção Civil (RCC) são provenientes de construções, reformas e demolições e envolvem questões sociais, econômicas e ambientais, incluindo as falhas ou omissões na coleta de resíduos dentro e fora dos canteiros de obras. Vários estudos estão sendo realizados no setor da construção civil, permitindo a implantação de ações positivas na busca de um processo mais favorável ao meio ambiente. A Resolução CONAMA nº. 307 de 5 de julho de 2002 foi uma ação efetivada, em termos legais, para diminuir os impactos que os resíduos causam ao meio ambiente, estabelecendo critérios, diretrizes e procedimentos para a gestão ambiental dos RCC, e incluindo ações como a redução, reutilização, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos, de fundamental importância para o meio ambiente e a sociedade. Com o intuito de minimizar os problemas associados aos resíduos os geradores precisam elaborar um plano de gerenciamento dos RCC que engloba a redução na geração, e conseqüentemente, nas perdas, a reutilização dos materiais que sobram como matérias-primas para a fabricação de outros produtos e a reciclagem. As obras públicas existentes no canteiro da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentam problemas com relação aos resíduos gerados, à forma como são acondicionados no canteiro, como é realizada a coleta, o transporte, como também à destinação final. Portanto, esse trabalho irá avaliar o gerenciamento dos resíduos nos canteiros da UFS, através de uma pesquisa exploratória-descritiva. Inicialmente vem sendo realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto de resíduos e a legislação vigente. Em seguida, serão realizadas entrevistas com os diretores responsáveis pelo processo licitatório, bem como com os diretores envolvidos no processo que conduz a obra, tanto na parte documental, quanto na fiscalização. Posteriormente, serão realizadas visitas in loco nos canteiros de obras da UFS, para o levantamento de registros fotográficos e a realização de entrevistas estruturadas, a fim de se obter dados primários e secundários que serão analisados em seguida. Com os resultados obtidos e a pesquisa realizada, será feito um comparativo da situação atual das obras da UFS com as etapas requeridas por um plano de gestão de resíduos. E baseado nesses levantamentos, haverá condições de expor os motivos pelos quais as construtoras não adotam o plano de gestão em seus canteiros. Dessa forma, será elaborada uma proposta à UFS, evidenciando o que vem sendo praticado nos canteiros da Universidade, como também o que não está sendo praticado, com base na legislação vigente. Será sugerido que a Universidade implemente os seus editais e, consequentemente, o seu processo de fiscalização, a fim de que a postura, tanto da Universidade, quanto das empresas contratadas, com relação aos procedimentos de gestão dos RCC, seja alterada com o propósito de atender a legislação vigente, assim como estimular a consciência ambiental de todos.

Presidente - 1333436 - CLAUDIA RUBERG
Interno - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 426443 - GISELIA CARDOSO
Externo ao Programa - 426314 - JOSE DALTRO FILHO