Banca de QUALIFICAÇÃO: DENILSON MELO RODRIGUES
03/12/2013 11:33
Locke se insere no rol dos poucos filósofos que atribuem à educação o papel determinante de moldar e interferir, positivamente, no desenvolvimento humano e, consequentemente, na formação do indivíduo enquanto membro de uma sociedade. Formar a cidadania é ato desafiador ante a gama de empecilhos e dificuldades que surgem nesta empresa. Todavia é inegável que através do ato pedagógico a natureza humana é modelada, que os homens se tornam cidadãos, promovendo por esta via, a possibilidade de minimizar o desejo individual em prol do bem-estar de uma coletividade, uma vez que por meio da razão o interesse geral se sobrepõe àquele do âmbito privado. Neste horizonte, a presente pesquisa visa analisar a relação entre os processos mentais que possi bilitam o conhecimento e a educação na obra de Locke no intento de demonstrar que na construção do seu projeto pedagógico já se encontra presente um modelo de operação cognitiva, cuja estrutura metodológica, tem sua condição de realização na experiência, a qual, conjuntamente se conecta à moral e à política. A partir desta estrutura de análise, torna-se exequível concebermos no pensamento do filósofo inglês que a metodologia que guia o processo de aprendizagem do conhecimento humano é idêntica àquela que permite a formação pedagógica do homem.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf