UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENILSON MELO RODRIGUES
03/12/2013 11:33


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENILSON MELO RODRIGUES
DATA: 19/12/2013
HORA: 09:30
LOCAL: DIDÁTICA II - AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO: CONHECIMENTO E ARTE DE EDUCAR: LIÇÕES LOCKEANAS
PALAVRAS-CHAVES: LOCKE. CONHECIMENTO. EDUCAÇÃO. APRENDIZAGEM. FILOSOFIA.
PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Locke se insere no rol dos poucos filósofos que atribuem à educação o papel determinante de moldar e interferir, positivamente, no desenvolvimento humano e, consequentemente, na formação do indivíduo enquanto membro de uma sociedade. Formar a cidadania é ato desafiador ante a gama de empecilhos e dificuldades que surgem nesta empresa. Todavia é inegável que através do ato pedagógico a natureza humana é modelada, que os homens se tornam cidadãos, promovendo por esta via, a possibilidade de minimizar o desejo individual em prol do bem-estar de uma coletividade, uma vez que por meio da razão o interesse geral se sobrepõe àquele do âmbito privado. Neste horizonte, a presente pesquisa visa analisar a relação entre os processos mentais que possi bilitam o conhecimento e a educação na obra de Locke no intento de demonstrar que na construção do seu projeto pedagógico já se encontra presente um modelo de operação cognitiva, cuja estrutura metodológica, tem sua condição de realização na experiência, a qual, conjuntamente se conecta à moral e à política. A partir desta estrutura de análise, torna-se exequível concebermos no pensamento do filósofo inglês que a metodologia que guia o processo de aprendizagem do conhecimento humano é idêntica àquela que permite a formação pedagógica do homem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2222748 - EVERALDO VANDERLEI DE OLIVEIRA
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Presidente - 336661 - SONIA BARRETO FREIRE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf