UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CRISTINA DE OLIVEIRA LUCAS
29/11/2013 11:55


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE CRISTINA DE OLIVEIRA LUCAS
DATA: 19/12/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da RENORBIO
TÍTULO: '' Avaliação da qualidade da água em um perímetro irrigado, utilizando turfa para remoção de pesticidas ''
PALAVRAS-CHAVES: bacteria, tiametoxam, biotransformação
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO:

As áreas agrícolas irrigadas do estado de Sergipe desempenham um papel importante na economia da região devido à produção de culturas comerciais destinadas tanto ao mercado local quanto à exportação. O sistema de cultivo convencional utilizado apresenta função importante na produção de alimentos, mas é dependente do uso intensivo e do aporte de insumos químicos, como fertilizantes e pesticidas. As práticas agrícolas trazem preocupação em relação ao ambiente e à saúde pública uma vez que podem resultar na degradação e contaminação do solo e qualidade da água. As aplicações de pesticidas na agricultura vem acarretando poluição ambiental, se destacando a contaminação de águas superficiais, por fontes diversas, as quais se podem citar: o lançamento direto de restos de formulações; lavagem dos equipamentos de pulverização em águas de riachos, rios e lagoas; culturas feitas à margem das águas; lavagem e carreamento dos pesticidas pelas chuvas; respingos acidentais de formulações de pesticidas em aquiferos. A toxicidade dos pesticidas e de seus produtos de degradação constitui perigo potencial para o meio-ambiente e para o homem, tornando o desenvolvimento de um tratamento eficaz e de baixo custo na remoção destes contaminantes um importante desafio a ser superado.

Tradicionalmente, a turfa tem sido utilizada na agricultura como fertilizante ou como substrato para cultivos em vasos. Entretanto, nas últimas décadas, vem sendo estudada também, como uma alternativa de adsorvedor natural, aplicado ao tratamento de água e efluentes contaminados por pesticidas, metais pesados e outras substâncias tóxicas. Estudos têm revelado que este material tem um grande potencial adsortivo quando percolado com solução contaminada por metais pesados ou poluentes orgânicos. Este estudo tem como objetivo estudar a remoção de pesticidas em águas superficiais e subterrâneas, no perímetro irrigado no município de Itabaiana, utilizando a turfa como agente adsorvente, levando-se em consideração também o seu potencial microbiano na degradação de pesticidas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1061648 - LUCIANE PIMENTA CRUZ ROMAO
Interno - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Externo ao Programa - 1759327 - ALBERTO WISNIEWSKI JUNIOR
Externo ao Programa - 1544624 - SANDRO NAVICKIENE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5