UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE MARCELA DOS SANTOS SOUZA
20/11/2013 10:31

DISCENTE: SIMONE MARCELA DOS SANTOS SOUZA
DATA: 05/12/2013
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: As ações de Educação Ambiental em escolas municipais do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PARNASI).
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental, Unidade de Conservação e qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O agravamento dos problemas socioambientais que culminaram na atual crise ambiental suscitou mudanças na legislação mundial e brasileira na busca por estratégias para construção de sociedades sustentáveis. Nesse contexto, a educação ambiental assume posição de destaque em face aos desafios de se estabelecer a conservação ambiental aliada à qualidade de vida. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as ações de educação ambiental desenvolvidas em escolas municipais de Itabaiana - SE situadas no entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PARNASI). E como objetivos específicos: verificar se a dimensão da educação ambiental está presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições estudadas e se atende a proposta da legislação vigente; descrever as características das ações de educação ambiental realizadas nas escolas; caracterizar as facilidades e dificuldades relatadas por esses profissionais da educação para o desenvolvimento da educação ambiental e averiguar se existe vinculação entre as ações em educação ambiental realizadas nas escolas com o PARNASI e a qualidade de vida da população segundo relatos dos profissionais responsáveis. Essa pesquisa é exploratória e descritiva, de natureza qualitativa /quantitativa e terá como público alvo os diretores e os professores das escolas, estando submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da UFS. A primeira etapa constará do levantamento dos dados junto aos órgãos municipais sobre as instituições de ensino situadas no entorno do PARNASI e a segunda de quatro visitas técnicas de campo: a primeira terá como meta solicitar a anuência junto à direção das escolas para a realização da pesquisa; a segunda estará destinada a apreciação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e a caracterização das escolas e a identificação dos participantes da pesquisa. A terceira constará da realização das entrevistas com os diretores e a quarta da aplicação dos questionários com os professores. Os dados coletados durante a primeira e segunda etapas do projeto serão submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e os da terceira etapa serão quantificados calculando-se frequências e porcentagens. Espera-se com a presente pesquisa que os dados levantados sobre as ações em educação ambiental realizadas nas escolas do entorno do PARNASI sirvam de indicadores para reflexões aprofundadas quanto a necessidade de se trabalhar a dimensão da educação ambiental voltada para manutenção da qualidade de vida da população da localidade. Além disso, pretende-se levar para as instituições participantes e Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana - SE os resultados obtidos neste estudo.

Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Externo ao Programa - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES