UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR HUGO LIMA TEIXEIRA
19/11/2013 10:23


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR HUGO LIMA TEIXEIRA
DATA: 06/12/2013
HORA: 10:30
LOCAL: a definir
TÍTULO: UM OUTRO CINEMA: INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: rrrrrrrrrrr
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Este estudo tem o propósito de investigar modos contemporâneos de produção e exibição de imagens e sons, onde os limites característicos do cinema convencional, destacadamente a linearidade da narrativa e o espaço “emoldurado” da sala escura, podem ser expandidos para a multiplicação dos ambientes projetivos e uma maior participação do espectador. O objetivo é analisar se estas experiências multiaudiovisuais podem produzir novas subjetividades e quais as transformações que essas experiências possibilitam aos corpos imersos nesta trama. Para possibilitar a compreensão desta temática nos valemos dos estudos sobre a sociedade contemporânea, com destaque para a reflexão do homem contemporâneo que se encontra imerso na cultura da velocidade, tão presente nos dias atuais. Em seguida destacaremos a experiência da arte contemporânea, mais especificamente do movimento artístico Neoconcretismo, que agitou o cenário das artes visuais no Brasil na década de 1960 ao questionar, entre outras coisas, a posição contemplativa do espectador e a reprodução industrial da arte. Depois abordaremos alguns modos de fabricar este “novo cinema”, suas variações e rupturas, tendo como apoio teórico a ideia de Transcinema, que foi desenvolvida pela pesquisadora Kátia Maciel. Algumas destas novas formas são: o cinema experimental, o cinema interativo, a arte do vídeo, o cinema expandido, o cinema do dispositivo, as instalações panorâmicas e o cinema eletrônico ou videoarte. Para uma maior aproximação com a temática destacaremos também as obras Cupola de Jeffrey Shaw e BerndLintermann, e Cosmococa de Hélio Oiticica e Neville D´Almeida. Desta forma tenta-se compreender em que medida se produz novos sentidos a partir do agenciamento entre o espectador contemporâneo e a obra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426460 - JOSE MAURICIO MANGUEIRA VIANA
Interno - 1543607 - KLEBER JEAN MATOS LOPES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf