Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE CLEIDE SANTOS
19/11/2013 14:12
A educação ambiental é um construto histórico que vem se firmando ao longo dos anos frente à constatação de sua importância na construção de alternativas para um desenvolvimento sustentável e na mitigação das problemáticas enfrentadas pela atual geração. Seu desenvolvimento pode se efetivar em pelo menos dois âmbitos: formal e informal. Nesse projeto o foco está na educação ambiental formal, pois se pretende analisar o plano (programa ou projetos) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) sobre educação ambiental e como estão sendo implementados em escolas no ensino fundamental de Aracaju, a partir da instituição da Política Estadual de Educação Ambiental, em 2010. Trata-se de um estudo interdisciplinar dentro das Ciências Ambientais que busca analisar ações no entorno de um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que está inter-relacionado a aspectos socioambientais; de saúde e qualidade de vida; culturais; políticos e econômicos. A pesquisa se projeta com caráter exploratório e descritivo e serão tomados para o estudo, como sujeitos da pesquisa, professores de escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino e gestores de educação ambiental da SEED. Os dados serão coletados com uso de entrevista semiestruturada com a gestão de educação ambiental da Secretaria e questionários com perguntas abertas e fechadas com os professores. A análise dos dados será realizada com uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) e como principal resultado se espera contribuir para o aprimoramento da Educação Ambiental no Estado de Sergipe.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e