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Banca de DEFESA: FABIO ALVES DOS SANTOS
14/11/2013 15:48


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO ALVES DOS SANTOS
DATA: 03/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: DIDÁTICA IV - SALA 113
TÍTULO: Elite letrada e ofício docente em Sergipe no século XIX
PALAVRAS-CHAVES: Profissão Docente. Elite Letrada. Prosopografia. Ensino Secundário. História da Educação. Sergipe.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como foco investigativo a relação entre o ofício docente e a elite letrada no Brasil do século XIX, a partir do caso da província de Sergipe d’El Rey. O objetivo principal foi identificar e analisar o lugar ocupado pela docência nas trajetórias de vida do grupo supracitado. A base de dados foi construída tendo como fonte basilar o Dicionário Biobibliográfico Sergipano, elaborado por Manoel Armindo Cordeiro Guaraná. A partir deste corpus documental, foi possível elaborar um estudo prosopográfico, sustentado nos conceitos de campo, capital e habitus elaborados por Pierre Bourdieu. A hipótese que norteou esta pesquisa consistiu no entendimento de que ao longo do século XIX o ofício docente, em seus diferentes tipos, foi um importante campo de atuação da elite letrada e esta atuação contribuiu para a configuração da profissão docente de modo decisivo. Tentar compreender a profissão docente apenas por meio das ações voltadas aos professores primários, ou a presença das mulheres, não parece ser suficiente para uma visão mais adensada sobre a questão. Esta afirmação, apesar de obvia, precisa ser reiterada tendo em conta aquilo que é recorrente na literatura acadêmica sobre profissão docente. Tem-se, reiteradamente, tomado as características morfológicas constituintes da docência como algo dado e natural e não como o resultado sócio-histórico do jogo de relações de força entre grupos que disputam o campo educacional. O estudo sobre a relação entre elite letrada e ofício docente revela que é um equívoco pensar a docência como um bloco monolítico, uma totalidade homogênea, como tem sido recorrência na historiografia educacional brasileira. Fica claro que é mais frutífero pensar em “professores”, “docências”, em uma perspectiva mais plural. Se a organização dos professores primários constitui um elemento fundamental para a consolidação da docência como profissão, não se pode negar também que a atuação de uma elite letrada neste mesmo sentido teve grande relevância.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AURENÉA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - KATYA MITSUKO ZUQUIM BRAGHINI

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