UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: EMANUELE CARVALHO OLIVEIRA DE ALMEIDA
29/10/2013 11:05

DISCENTE: EMANUELE CARVALHO OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 06/11/2013
LOCAL: Sala de videoconferência do CPD
TÍTULO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA PROJETOS DE EDIFICAÇÕES PÚBLICAS: INSERÇÃO DE PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE E DE PROJETO SIMULTÂNEO
PALAVRAS-CHAVES: processo de projeto, projetos de edificações públicas, edificações sustentáveis, termo de referencia
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

A produção de edificações em instituições públicas, principalmente as de ensino superior, vem recebendo grandes investimentos do governo nos últimos anos. Tais investimentos colaboraram para o aumento da preocupação com as questões ambientais e com qualidade no desenvolvimento dos projetos nessas instituições. Como exemplo, cita-se o programa REUNI que, entre 2003 e 2012, contribuiu para o crescimento e a expansão das Universidades Federais. Neste contexto, observa-se que os atrasos no desenvolvimento dos projetos em órgãos públicos se devem às particularidades de contratação e ao gerenciamento dos projetos. Ademais, nas contratações públicas, os projetos são desenvolvidos por profissionais de empresas distintas, que não trabalham de forma integrada e têm dificuldade de comunicação e de entendimento do escopo dos serviços, gerando incompatibilidade entre os projetos e retrabalhos. Aliado a isso, busca-se o desenvolvimento de edificações sustentáveis, no entanto, os projetos ainda não incorporam conceitos de sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é elaborar um Termo de Referência para contratação de projetos, modelando o processo de acordo com os princípios do Projeto Simultâneo e incorporando ao Termo de Referência conceitos de sustentabilidade, no âmbito de uma instituição pública contratante, de forma a contribuir para melhoria do gerenciamento do processo de projeto da instituição. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental e o estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe. A metodologia foi dividida em seis etapas: revisão de literatura; descrição do objeto de estudo; comparativos dos termos de referência; seleção e organização dos conceitos de sustentabilidade socioambiental; montagem do Termo de Referência; validação, análise dos resultados e propostas futuras. No desenvolvimento dessas etapas, utilizou-se como ferramentas os modelos de processo de projeto e termos de referência pesquisados, bem como as diretrizes, os critérios e as recomendações de sustentabilidade socioambiental pesquisados em fontes bibliográficas, quadros comparativos elaborados com o auxílio de planilhas eletrônicas, fluxogramas e listas de verificação. Como resultado deste estudo, registrou-se a prática de projeto da instituição pesquisada, inseriu-se conceitos de sustentabilidade socioambiental ao processo de projeto, bem como foi possível montar, implementar e analisar o Termo de Referência proposto. Além disso, este modelo foi validado por um funcionário da UFS, que o aplicou na montagem de um Termo de Referência. Com isso, contribui-se para a melhoria da qualidade do processo de projeto no ambiente da instituição pública pesquisada e o Termo de Referência proposto poderá ser utilizado em outras instituições públicas.

Presidente - 1333436 - CLAUDIA RUBERG
Interno - 1741133 - ALCIGEIMES BATISTA CELESTE
Externo ao Programa - 1694462 - ROZANA RIVAS DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCIO MINTO FABRICIO