Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA
29/10/2013 10:47
A pesquisa em questão objetiva compreender como se configura a relação de interculturalidade entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais Pataxó na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, tendo como principais categorias de análise Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O Povo Pataxó pertence ao Tronco Lingüístico Macro- Jê, família Maxakali, localizado no Território Indígena Kaí – Pequi, localizado em Cumuruxatiba/Prado- Bahia. Como caminhar teórico-metodológico se tem a antropologia da educação, seguindo a abordagem qualitativa numa perspectiva etnográfica com inspiração sócio-fenomenológica, com uso da análise documental, observação participante e entrevistas abertas, tendo a interpretação cultural para análise dos depoimentos. Nos resultados preliminares se observa a partir do censo escolar de 2012 um aumento no número de escolas indígenas na região Nordeste, segunda maior região em concentração de escolas indígenas no país. Contudo, esse aumento não está atrelado com condições qualitativas, aproveitando da categoria “intercultural” para escamotear problemas e desigualdades sociais. Por outro lado, se percebe um controle social da Educação Escolar Indígena no estado da Bahia, com a participação de professores(as) indígenas nos colegiados das licenciaturais interculturais, o que tem revelado um diálogo maior com as comunidades indígenas.
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