UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

DLI OBTÉM CONCEITO MÁXIMO NOS INDICADORES DE QUALIDADE DO MEC
19/10/2013 15:07

No último relatório da Copac compilado do resultado dos indicadores de qualidade do MEC, o curso de Letras de Itabaiana (DLI) ficou com conceito (CPC) 5, o único da UFS que obteve conceito máximo.

O Ministério da Educação divulgou  os dados dos indicadores de qualidade da educação superior 2011. Na UFS, o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as instituições de ensino superior, evoluiu: passou de 3para 4, numa escala de 1 a 5.  O resultado compõe um ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011. Apenas 27 instituições atingiram a nota 5.

Em anexo, o relatório da Copac, feito pelo prof. Kleber/UFS.

Notas dos cursos da UFS

Cinquenta e dois cursos da UFS passaram por avaliação do MEC no último ano. Letras Português do campus de Itabaiana foi o destaque, com o conceito máximo: 5. Já 29 cursos obtiveram o conceito 4, 21 tiveram a nota 3 e Química Industrial bacharelado ficou com conceito 2, o que significa que o curso será incluído no cronograma de visitas do MEC.

Para a chefe do Departamento de Letras Mariléia Reis, “a obtenção de uma nota desta grandeza reflete a soma de ações conjuntas entre a direção do campus, chefia de departamento, docentes e discentes”.

A professora também comemora a aprovação no começo de novembro do mestrado profissional em Letras, o Profletras, para os departamentos de Itabaiana e de São Cristóvão. Trata-se de um mestrado em rede, cujas aulas serão ministradas aos sábados presencialmente e as demais atividades a distância. Segundo a docente, o curso vai iniciar em 2013 e dirige-se especificamente aos professores que já atuam na educação básica.

Veja a matéria do MEC sobre os indicadores: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18290

MEC: avaliação aponta melhora em todos os indicadores de qualidade de 2008 a 2011

Relatório divulgado pela Coordenação de Planejamento Acadêmico da UFS (Copac/Cogeplan) mostra que, dentre as 45 instituições de ensino superior do Nordeste, a UFS encontra-se na 12ª posição. No plano nacional, a instituição posiciona-se no mesmo grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“No grupo em que a UFS passa a fazer parte, estão algumas das instituições mais importantes do Brasil, tais como: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), PUC do Rio de Janeiro e São Paulo, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na região Nordeste, das 45 instituições de ensino superior, a UFS está entre as 15 com conceito 4 e ocupa a 12ª posição regional”, diz o documento assinado pelo professor Kleber Fernandes, à frente da Copac.

Para medir os indicadores de qualidade do ensino superior, o MEC leva em conta o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O IGC inclui o cálculo da média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPCs) no triênio de referência e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação. Em 2011, foram avaliadas 2.136 instituições.

Já o CPC leva em conta o rendimento dos alunos no Enade, infraestrutura e corpo docente. A avaliação dos estudantes conta 55%, a infraestrutura e organização didático pedagógica representa 15% e o corpo docente, 30%. Ainda na nota dos professores, o número de mestres pesa 15%, a dedicação integral 7,5% e a quantidade de doutores também 7,5%. Passaram por avaliação no ano passado 8.665 cursos.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10