Banca de QUALIFICAÇÃO: AIRTON TELES DE MENDONÇA
03/10/2013 14:14
Os métodos de dimensionamento de pavimento usados no Brasil estão cada vez mais se afastando dos métodos tradicionais adaptados dos semiempíricos estrangeiros, concebidos para os países de origem na década de 60 que privilegiam a proteção das camadas das deformações cisalhantes excessivas sob a ação das cargas. Novos métodos precisam incorporar os conhecimentos da mecânica de pavimento, onde os mecanismos de degradação precisam ser conhecidos nacionalmente e localmente através do monitoramento e análise de desempenho de pavimentos de rodovias em serviço. Por iniciativa da PETROBRAS/ANP estão sendo implantados trechos monitorados em todas as regiões do país, onde serão avaliados experimentalmente seus comportamentos e desempenhos sob às condições de tráfego e clima particulares da região onde estão implantados. A proposta desta pesquisa é monitorar dois segmentos que integram as obras de duplicação da BR-101/SE sob as condições c limáticas e de tráfego do estado de Sergipe, sendo um em pavimento novo e outro restaurado. Os resultados do monitoramento permitirão contribuir para o conhecimento do comportamento mecânico dos pavimentos sob as condições locais, fazer uma avaliação crítica dos métodos de dimensionamento utilizados, além fornecer dados para integrar o banco de dados da REDE TEMÁTICA DE ASFALTO, constituindo uma contribuição ao novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro.
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