UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE FERNANDA PEIXOTO OLIVEIRA
18/09/2013 14:19

DISCENTE: DEISE FERNANDA PEIXOTO OLIVEIRA
DATA: 30/09/2013
LOCAL: Sala de Reunião do Departamento de Piscologia
TÍTULO: "ENTRE O IDEAL E O DEGRADADO: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA CLÍNICA NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO".
PALAVRAS-CHAVES: clínica ampliada; hospital; equipe
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Este trabalho tem por objetivo mapear e refletir sobre práticas que apontam na direção de uma efetivação de alguns dispositivos de produção de cuidado e de saúde, sobretudo da clínica ampliada, tomando como referência uma experiência no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe na qual, via formação em Residência Multiprofissional de Saúde, habitei aquele território intensamente durante 2 anos. Para tanto, fez-se uma discussão sobre a pesquisa enquanto processo de produção, bem como a respeito das inspirações nos métodos etnográfico e cartográfico, seguido pela contextualização dos cenários hospital e programa de residência multiprofissional. A noção de clínica é abordada, refletindo-se a respeito de sua relação com a política a partir da retomada do processo de constituição da clínica, tomando-se esta por um conjunto de práticas, por modos de fazer, que produzem subjetividades e pressupõem implicação dos envolvidos no processo. São apresentados, também, alguns dispositivos de efetivação da clínica ampliada, como vínculo, tecnologias leves, projeto terapêutico singular e equipe de referência. Em seguida, há uma reflexão acerca das relações de poder no campo da saúde, mais precisamente, no hospital, sinalizando estratégias de produção de modos de fazer potentes no sentido de favorecer transformações, disparar ações, encontrar possibilidades. Dentre estas, destaca-se o trabalho em equipe, cuja abordagem envolveu os conceitos de transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade. A principal dificuldade, no momento, consiste em pensar no que o texto produz e/ou pode produzir de potente (como contribuir para que as práticas de ampliação da clínica se multipliquem, contagiem, mas sem padronizá-las?). Ou, como continuar instigando-as e produzindo-as de modo que, mesmo que se transformem em práticas instituídas, haja sempre possibilidades de transformação, abertura, flexibilidade?

Presidente - 992622 - LILIANA DA ESCOSSIA MELO
Interno - 426721 - MARIA TERESA LISBOA NOBRE PEREIRA