Banca de DEFESA: LUCYANA SOBRAL DE SOUZA
11/09/2013 11:01
Este estudo pretendeu analisar as relações que os/as jovens estabelecem com as temáticas educação e trabalho, a partir da experiência de participação no ProJovem Urbano realizado na cidade de Aracaju, buscando captar as representações sociais por eles/as construídos/as, com destaque as possibilidades abertas para a ampliação dos direitos e da cidadania dos participantes do programa. Buscando referendar as nossas análises tecemos um diálogo com as categorias teóricas: Educação, Trabalho, Qualificação, Gênero, e Juventudes. Em se tratando de uma política pública de inclusão social baseada na tríade educação/qualificação e formação cidadã, nos interessamos por saber se há um respeito às diversidades do seu público alvo e o reconhecimento de que as juventudes integrantes vivenciam desigualdades e como tal, a política pública desenvolvida deve contribuir para o enfrentamento desse contexto desigual. Com esse intento privilegiamos o desenvolvimento de um estudo quanti-qualitativo como opção metodológica, visando captar um volume de informações face a face com o público participante do programa, realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos/as, educadores/as, coordenador da escola e do programa na época de sua realização. A análise dos dados nos permitiu concluir que apesar da proposta inovadora presente no programa, os/as jovens participantes não são contemplados em suas singularidades, a formação básica e a qualificação ofertada apresenta contradições que impactam diretamente na re/construção das trajetórias profissionais dos/as jovens/as de maneira equânime.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e