Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA BARBOSA DE SOUSA
02/09/2013 11:26
O estudo a ser apresentado tem o objetivo investigar o exercício profissional do assistente social junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, analisando as possibilidades e os limites desse exercício, como também as mudanças ocasionadas no processo histórico dessa realidade. O debate segue por uma fundamentação teórica sobre o início da profissão chegando à discussão sobre o exercício profissional vinculado à realidade da infância e juventude. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica principal a entrevista com assistentes sociais que atuam na execução e acompanhamento aos adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativa Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC. A coleta de dados abrange os núcleos de atendimento às medidas socioeducativas em meio aberto em Fortaleza – CE e Aracaju – SE, tendo como sujeitos da pesquisa assistentes sociais em exercício profissional nesses núcleos. Ressalta-se que a pesquisa de campo encontra-se em andamento, visto que a coleta de dados em Fortaleza - CE já foi realizada, restando, para a finalização, a coleta de dados em Aracaju – SE e a análise dos dados coletados nesses espaços. Apresenta-se, nesse primeiro momento, uma discussão teórica sobre a temática que segue por três eixos. O primeiro faz um debate sobre o exercício profissional. O segundo percorre a história do exercício profissional desde as primeiras iniciativas com a infância e juventude, onde temos uma aproximação com as legislações nesse âmbito. No terceiro eixo se tem os avanços ocasionados no âmbito da infância e juventude e a repercussão no exercício profissional do assistente social. Após esse debate, são reveladas as projeções da presente pesquisa, a fim de evidenciar o caminho a ser percorrido para atingir os objetivos do estudo.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e