UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: HEIDE DE JESUS DAMASCENO
30/08/2013 10:49

DISCENTE: HEIDE DE JESUS DAMASCENO
DATA: 27/09/2013
LOCAL: Sala de aulas do PROSS
TÍTULO: Serviço Social na Educação: a Intersetorialidade no Exercício Profissional do Assistente Social no IFBA
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social, Exercício profissional, Políticas Sociais, Intersetorialidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

Este estudo trata do exercício profissional do assistente social no Instituto Federal da Bahia - IFBA, partícipe da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em plena expansão nos últimos governos brasileiros. Investigamos a forma que o assistente social responde às demandas presentes no seu exercício profissional, estabelecendo relações entre as políticas sociais em que atua. A pesquisa revisitou bibliografias e realizou pesquisa documental com oito dos dezesseis campi do IFBA. O IFBA vem ofertando cursos em diversas modalidades e níveis de ensino e requisitando assistentes sociais para contribuir na intervenção visando minimizar os altos índices de evasão escolar, no âmbito da assistência estudantil. O Serviço Social, desde sua emergência está relacionado às políticas sociais e o papel do Estado na intervenção das expressões da “questão social”, nos marcos do capitalismo monopolista. O caráter contraditório do Serviço Social e das políticas sociais é desvelado, bem como a fragmentação e ausência de articulação entre estas. Os desafios da intersetorialidade nas políticas se dão devido ausência de garantia integral dos direitos por parte do Estado numa sociedade que tem por base a exploração do trabalho e a desigualdade de classes. Para além deste desafio fundamental, estão as questões político-partidárias, orçamentárias, ausência de gestão, comunicação e articulação entre os profissionais, seja por hierarquias e/ou enfraquecimento das lutas dos trabalhadores. Estes aspectos foram observados no âmbito do IFBA, confirmando as hipóteses da pesquisa, através da análise de cento e trinta e sete documentos selecionados, dentre estes relatórios, projetos, programações e afins. Há articulações entre as assistentes sociais e outros profissionais e instituições, mas estas ocorrem de forma pontual e não favorecem o acompanhamento sistemático das reais demandas dos estudantes. As apreensões da pesquisa apontam reflexões para pensar ações concatenadas ao projeto ético político do Serviço Social, fortalecendo a construção de uma sociedade justa.

Presidente - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA