UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

PROCESSO SELETIVO 2014/1
29/08/2013 18:12

O Programa de Pós-Graduação em História, área de concentração Cultura e Sociedade, informa que no período de 10 a 20 de setembro de 2013 estarão abertas as inscrições para Processo Seletivo para Admissão no Semestre Letivo 2014/1 ao corpo discente do Programa.

Serão ofertadas 12 (doze) vagas para a comunidade em geral e 02 (duas) vagas institucionais para docentes e funcionários da Universidade Federal de Sergipe e docentes do Instituto Federal de Sergipe. Para o Curso de Mestrado Acadêmico exige-se graduação na área de História, ou áreas afins, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

As provas da seleção terão início no dia 15 de outubro de 2013.

Segue abaixo bibliografia sugeria para a prova escrita.

BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima S; SOIHET, Rachel (orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A representação política. Elementos para uma teoria do campo político. In: Poder Simbólico. 2ª São Paulo: Bertrand Brasil, 1998.

GINZBURG, Carlo. Controlando a evidência: o juiz e o historiador’. In: NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogério F. da (Orgs.). Nova História em perspectiva. Vol. 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 341-358.

MALERBA, Jurandir. Teoria e História da Historiografia. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História Escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história; [tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira] - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

VOVELLE, Michael. A história e a longa duração. In: NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogério F. da (Orgs.). Nova História em perspectiva. Vol. 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 370-407.

Maiores informações o candidato(a) poderá obter no Edital que será publicado no dia 09 de setembro de 2013 no site http://www.posgraduacao.ufs.br/prohis

Secretaria do Mestrado em História fica no campus de São Cristóvão, Centro de Vivência – Prodema – em frente do Banco do Brasil. Telefones: (79) 2105-6394 ou 2105-6740.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e