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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AYALA DE SOUSA ARAUJO
29/08/2013 14:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYALA DE SOUSA ARAUJO
DATA: 13/09/2013
HORA: 15:00
LOCAL: auditório do programa de pós-graduação em educação
TÍTULO: A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS INICIANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Digital. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Prática Pedagógica. Formação de Professores. ProInfo.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Aluna: Ayala de Sousa Araujo

Orientadora: Profa. Dra. Eliana Sampaio Romão

RESUMO. O presente trabalho tem como objeto de estudo a prática da alfabetização digital no Ensino Fundamental, anos iniciais, com ênfase no (des)preparo do professor. Parte da premissa que este profissional, em grande medida, dita o rumo da aula, do uso dos meios e da qualidade da formação. O presente estudo considera também que a integração das TDIC no cenário da alfabetização digital precisa ser trabalhada em suas duas dimensões: como recurso pedagógico e como tema transversal e interdisciplinar. Tem como eixo central a formação de professores e suas principais problemáticas no uso das TDIC, sem, contudo, representar uma conclusão como objeto de estudo. Objetiva analisar, a partir da realidade política educacional - PROINFO, o (des)preparo do professor na prática da alfabetização digital, em relação aos usos das tecnologias educativas da informação e comunicação TDIC na escola pública na perspectiva de compreender seus efeitos na formação dos alunos que ingressam no Ensino Fundamental. O campo empírico da pesquisa é a prática cotidiana da sala de aula de duas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Itabuna-BA, se caracterizando como um estudo de caso. Elege, além de entrevistas semi-estruturadas, a observação, onde, possibilita, a partir do olhar atento, a conversação e a escuta do “quefazer” pedagógico na busca de respostas para o problema.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO

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