Banca de QUALIFICAÇÃO: AYALA DE SOUSA ARAUJO
29/08/2013 14:58
Aluna: Ayala de Sousa Araujo
Orientadora: Profa. Dra. Eliana Sampaio Romão
RESUMO. O presente trabalho tem como objeto de estudo a prática da alfabetização digital no Ensino Fundamental, anos iniciais, com ênfase no (des)preparo do professor. Parte da premissa que este profissional, em grande medida, dita o rumo da aula, do uso dos meios e da qualidade da formação. O presente estudo considera também que a integração das TDIC no cenário da alfabetização digital precisa ser trabalhada em suas duas dimensões: como recurso pedagógico e como tema transversal e interdisciplinar. Tem como eixo central a formação de professores e suas principais problemáticas no uso das TDIC, sem, contudo, representar uma conclusão como objeto de estudo. Objetiva analisar, a partir da realidade política educacional - PROINFO, o (des)preparo do professor na prática da alfabetização digital, em relação aos usos das tecnologias educativas da informação e comunicação TDIC na escola pública na perspectiva de compreender seus efeitos na formação dos alunos que ingressam no Ensino Fundamental. O campo empírico da pesquisa é a prática cotidiana da sala de aula de duas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Itabuna-BA, se caracterizando como um estudo de caso. Elege, além de entrevistas semi-estruturadas, a observação, onde, possibilita, a partir do olhar atento, a conversação e a escuta do “quefazer” pedagógico na busca de respostas para o problema.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf