Banca de DEFESA: VANESSA ALVES MENEZES
06/08/2013 16:43
Esse estudo tem como objetivo fazer uma leitura interpretativa da tradição do sertão nordestino através do olhar do fotógrafo francês Pierre Verger durante o seu trabalho para revista O CRUZEIRO. Partimos da perspectiva do olhar viajante-estangeiro que propicia a alteridade e a formação do olhar etnográfico de Verger. Dentro do cenário nacional de busca por uma identidade, essencialmente brasileira, alardeada pelo projeto nacionalista desde 1930, buscamos demonstrar a participação do foto jornalista para a construção da ideia de nordeste e da identidade do povo sertanejo entre os anos 40 e 50. Mergulhando no contexto intelectual e político da época e servindo ao aparelho midiático da revista O CRUZEIRO, verger embarca pelas fronteiras região nordestina lançando seu olhar estrangeiro para as mais diversas particularidades culturais que viriam a compor a solidificada imagem de autêntica tradição nordestina, marcada pelos aspectos coloniais e multiculturais. Assim, a analise das imagens está pautada na estética de Verger, atentando para as expressões culturais reveladas nos tipos humanos, no cotidiano do trabalho, d religiosidade e da arte popular.
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