Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA GONÇALVES DE MENEZES
05/08/2013 14:32
A pesquisa, em andamento, tem como objetivo investigar questões relacionadas às representações de jovens rurais do sertão sergipano, estudantes do ensino médio, sobre o papel da escola em sua formação e dinâmica migratória, buscando analisar possíveis interfaces entre o que é desenvolvido na instituição escolar de ensino médio com as identidades e as políticas públicas de educação e de trabalho para os jovens rurais do sertão sergipano. Com base nesse objetivo geral, foram construídas quatro questões norteadoras diretamente relacionadas aos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar qual a representação que os jovens rurais do sertão sergipano têm em relação à escola e ao meio rural do território onde vivem, com ênfase nas expectativas da função da escolarização: se para sua realidade ou que os prepare para dela se retirarem; 2) A partir da representação que os jovens pesquisados definirem em um primeiro momento, investigar sua concepção de identidade territorial e se eles produzem e reproduzem a identidade sertaneja identificada, sobretudo, na chamada cultura do couro; 3) Investigar se há uma relação entre modos de escolarização, o sentimento de identidade dos jovens rurais e a formação para atuação em suas comunidades com vistas ao desenvolvimento destas; 4) Estudar o conteúdo das políticas públicas para os jovens rurais, tanto das políticas de educação no contexto do ensino médio, quanto daquelas voltadas para o trabalho da juventude, através da análise de documentos oficiais e de programas e projetos para a região. O universo são jovens rurais de quatro municípios do Alto Sertão Sergipano, estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas do território. Os municípios selecionados para a pesquisa foram Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória. Quanto aos materiais e métodos utilizados para a consecução dos objetivos, optou-se pela combinação de dados de fontes diversas como estatísticas oficiais, leis, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas.
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