Banca de DEFESA: VANESSA SILVA DOS SANTOS
02/08/2013 16:36
A presente dissertação tem por objetivo etnografar os símbolos rituais nos diferentes espaços de cerimônia do candomblé de Xoróquê, situado em Maceió alagoas. Toma-se como ponto de partida, a importância assumida por esses elementos na composição dos dois espaços rituais da casa, tendo em vista que essa dinâmica se mostra essencial n legitimação do terreiro como culto de candomblé, que se identifica, distinto das casas de umbanda. Centraliza-se nessa análise a organização do terreiro, segundo a lógica de separação dos ritos dos orixás, e outro reservado ás entidades umbandistas. O caminho metodológico compreendeu o trabalho de campo e a analise etnográfica, acreditando que estas são ferramentas primordias na compreensão da aparente ambiguidade demonstrada pela casa, no que tange à construção de suas identidades religiosas visto que decompor as variáveis utilizadas na estruturação religiosas do terreiro de ogum xaroquê se efetiva a partir da convivência e participação com o grupo pesquisado, momento no qual se presencia a rotina e interpretação do fies para suas ações cotidianas nos espaços do templo. Dessa forma, analisar a função assumida pelos símbolos em cada um dos diferentes ritos, m surge como parte fundamental na apreensão do Caráter complementar dos dois espaços, e consequentemente entre os deuses das duas religiosas. Com base nisso, é possível considerar que as entidades umbandistas desempenham papel complementar em relação ao barracão dos orixás. Sendo, por esta razão, indispensável na preservação e manutenção da morada dos deuses africanos. Contudo, para o pai de santo da casa, Manoel xoroquê, bem como aos seus filhos, designar-se socialmente como candomblé é validar a autenticidade do terreiro segundo sua legítima ancestralidade africana. No entanto, as práticas cotidianas esclarecem, conforme se presenciou que, os espaços recebem igual atenção por serem de suma importância dentro do que compõe as praticas religiosas da casa de xoroquê.
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