UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CARLA PATRICIA MONTEIRO RIBEIRO
30/07/2013 10:47

DISCENTE: CARLA PATRICIA MONTEIRO RIBEIRO
DATA: 12/08/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO: ITINERÁRIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Profissionalização docente; Educação de Jovens e Adultos; Matemática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Ser professor/professora no cenário educacional brasileiro da atualidade demanda muito mais que uma formação inicial possa subsidiar, sendo a profissionalização docente um contexto mais amplo do que essa formação. Entendendo que ao docente lhe cabe o papel de mediador entre os saberes dos educandos e os saberes escolares, discutimos nessa pesquisa também a profissionalização docente como subsídio para esse diálogo entre saberes e a importância desta para a ação pedagógica. Nosso campo de estudo é a Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental (EJAEF) ofertada pelo município de Aracaju, sendo sujeitos da pesquisa docentes que ensinam matemática no 1ºe 2º ciclos da EJA-EF de quatro escolas da Rede de Ensino de Aracaju, que ofertaram a modalidade até 2012. Nesse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral investigar a relação de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos do 1º e 2º ciclos da Rede Município de Ensino de Aracaju com a Matemática em seu processo de Profissionalização Docente. Para atender aos objetivos aqui propostos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foram aplicados questionários exploratórios com os/as docentes, realização de grupos focais para debater questões pertinentes à pesquisa. Também foram analisados documentos legais e relatórios da Secretaria Municipal de Educação e Conselhos Municipal de Educação de Aracaju. Os dados nos apontam elementos importantes na conjuntura atual da EJA no município, bem como referentes aos aspectos da profissionalização docente, seja enquanto formação inicial ou continuada. Entretanto, algumas questões foram colocadas pelos/as docentes como obstáculos para o ensino da matemática a partir da relação desses/as profissionais com esta área do conhecimento em seu processo de profissionalização. Os resultados nos apontam além das dificuldades, aspectos relevantes e peculiares da ação pedagógica com a matemática na EJAEF.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - SERGIO DE MELLO ARRUDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf