UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ONECLARK FRANCISCO RAMOS
04/07/2013 11:00

DISCENTE: ONECLARK FRANCISCO RAMOS
DATA: 22/07/2013
LOCAL: Sala de aula Prof. Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: A Transformação do Território Camponês: uma Análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Estado – Território – Políticas Públicas
ÁREA: Geografia

Esse estudo pretende analisar as políticas públicas de formação de mercados institucionais destinados à comercialização da produção camponesa, especificamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que ganhou força a partir da instituição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A pesquisa busca explicar como se dá a relação dos assentados da reforma agrária do território do Alto Sertão Sergipano com este mercado institucional, visando investigar as diversas formas de relações nesse contexto, além de identificar o acesso dos camponeses assentados de reforma agrária ao PNAE através da cooperativa de agricultores UNITUBA (União das Associações de Cooperação Agrícola do Perímetro Irrigado Jacaré Curituba) localizada no município de Poço Redondo no estado de Sergipe, focalizando a sua reprodução como classe através do acesso à política pública em questão. Para o campo brasileiro, o Estado tem lançado algumas políticas públicas com o objetivo de minimizar problemas ou impulsionar determinados setores da economia. Nesse sentido, podemos destacar as dificuldades que os camponeses têm para comercializar seus produtos devido a vários fatores, tais como preços baixos, problemas para inserir no mercado produtos agrícolas não industrializados, falta de condições para transportar a produção para a cidade, entre outros. É fato que não são apenas os camponeses que se beneficiam dessas políticas públicas. O capital tem aproveitado bem essas políticas, incorporando mais territórios, e diferente da lógica camponesa, ao invés de investir na produção dos alimentos para consumo, produz matérias-primas para o mercado de commodities (principalmente soja, cana de açúcar, milho, etc.). Desta forma, existe um constante confronto entre os capitalistas e os camponeses que lutam pela disseminação do seu território no Estado brasileiro. O estudo tem como objetivo analisar as transformações recentes no campo sergipano, principalmente a partir das formas de resistência do campesinato, sobretudo às ligadas à implementação das políticas públicas de reforma agrária e segurança alimentar, especificamente de comercialização da produção camponesa a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Interno - 2298414 - ANA ROCHA DOS SANTOS
Presidente - 2342651 - ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO