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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUELINE DA SILVA SANTOS
27/06/2013 12:00


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUELINE DA SILVA SANTOS
DATA: 16/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA PROF. ALEXANDRE DINIZ
TÍTULO: Reforma Agrária e Educação do Campo: as contradições do PRONERA em Alagoas (1998 – 2008)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas – Território – Estado
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO:

O presente projeto de Qualificação de Mestrado tem como objetivo analisar a reforma agrária em Alagoas e sua relação com a Educação do Campo, focando o processo de desenvolvimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido no período de 1998 a 2008. A análise dessa relação se constitui na territorialização da luta pela terra no estado contra a hegemonia da cultura canavieira que reflete a alta concentração de terras nas mãos de poucas famílias que detém o poder e controlam as instâncias políticas, econômicas, culturais e educacionais. Historicamente a reforma agrária é um problema social assim como é a educação, pois ambas se estendem na história desse país influenciando a vida da sociedade como um todo. A primeira problemática se estrutura a partir da luta contra uma alta concentração de terras que centraliza o poder nas mãos de uma pequena elite brasileira. Essa centralização é geradora de uma desigualdade socioeconômica, que provoca um alto grau da expansão da pobreza em favor de uma expansão econômica. E a segunda se restringe inicialmente a formação humana da classe dominante, que ao longo da história permite que a educação seja estendida a classe trabalhadora a partir dos seus interesses. Em Alagoas a desigualdade entre a população é reflexo da alta concentração de terras no monocultivo da cana de açúcar, que expropria os camponeses de suas terras e frequentemente usam esses para o corte de cana, pagando-os salários miseráveis que não dão condições mínimas de sobrevivência. É o capital que se territorializa e ao mesmo tempo desterritorializa o povo camponês. Nesse sentido, entendemos esses processos como uma questão social que merece atenção, pois em Alagoas a reforma agrária e a educação do campo são duas problemáticas atuais dentro da conjuntura de luta e ações dos movimentos sociais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que empreendem lutas na busca de direitos por dentro da luta de classes entre a burguesia e a classe trabalhadora. Por fim o projeto visa colocar em debate a reforma agrária em Alagoas e a educação do campo a partir do desenvolvimento do PRONERA, evidenciando o contexto dessa relação entre a luta pela terra e a educação, focalizando as implicações do programa no território camponês alagoano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2298414 - ANA ROCHA DOS SANTOS
Externo à Instituição - BERNARDO MANÇANO FERNANDES
Presidente - 2342651 - ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO

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