UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CASSIA DE JESUS ALMEIDA
14/06/2013 13:49


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CASSIA DE JESUS ALMEIDA
DATA: 03/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: DCOMP
TÍTULO: Uma Proposta de Modelo de Processo de Desenvolvimento de Software Orientado a Modelos
PALAVRAS-CHAVES: MDD, MDT, Model Driven Development, Model Driven Testing, Modelo de Processo de Desenvolvimento de Software.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A engenharia de software possui como objetivo o desenvolvimento de produtos de software que atendam ao principal requisito de qualidade, que é o atendimento às necessidades do usuário. Para isso, a atividade de teste de software possui papel essencial na contribuição para o desenvolvimento de software com qualidade, sendo que esta fornece evidências de sua qualidade e confiabilidade.Novas abordagens de desenvolvimento e teste surgem no intuito de oferecer uma maior qualidade aos software desenvolvidos, tais como: o Desenvolvimento Dirigido por Modelos (Model Driven Development - MDD) e o Teste Dirigido por Modelos (Model Driven Testing – MDT), as quais tem como objetivo mudar o foco do desenvolvimento e do teste de software para os modelos e transformações entre modelos, e não mais em linguagens de programação. A realização integrada de ambas abordagens, pode trazer diversos benefícios, dentre eles: (i) a diminuição das incoerências entre a especificação e o software desenvolvido; (ii) geração de casos de teste sob múltiplas plataformas; (iii) facilidade para gerenciar as mudanças de requisitos e correção de defeitos devido à possibilidade de rastreamento automático entre requisitos e testes; e, (iv) alcance de um alto nível de automação no processo de desenvolvimento e geração de casos de testes, através da especificação de transformações entre os modelos. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de processo de desenvolvimento de software orientado a modelos, com o intuito de promover maior controle do processo de desenvolvimento de software, permitindo que os testes acompanhem todas as etapas deste, agregando qualidade ao software desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Externo à Instituição - ROHIT GHEYI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307