UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ROSINEIDE NASCIMENTO DA SILVA
06/06/2013 13:53

DISCENTE: ROSINEIDE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 16/07/2013
LOCAL: Auditório do Pólo de Gestão da Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO:

Epífitas vasculares em resposta a fatores bióticos e abióticos em áreas de Caatinga

PALAVRAS-CHAVES:

Floresta Tropical Seca. Influências ambientais. Padrões ecológicos. Sergipe

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

As epífitas, plantas vasculares que vivem sobre outros vegetais (forófitos) sem parasitá-los desempenham funções importantes na manutenção de processos ecológicos em florestas e, geralmente, são associadas a ambientes tropicais úmidos, cujo número de espécies e de indivíduos pode ser alterado pelas condições do ambiente. Este estudo foi realizado com o objetivo de testar se o tipo de forófito e fatores ambientais, como cobertura vegetal, luminosidade, temperatura, umidade e altitude influenciam a riqueza e/ou a abundância de epífitas vasculares. Também, foram identificadas as espécies de epífitas e de forófitos. Para isso, três áreas de Caatinga, localizadas nos municípios de Poço Redondo (área 1), Porto da Folha (área 2) e Poço Verde (área 3) no Estado de Sergipe, foram demarcadas e as amostragens realizadas em 25 parcelas fixas de 20 x 20 m em cada área. Assim, foram testadas as seguintes hipóteses: I. A riqueza e a abundância das epífitas aumentam em forófitos ramificados com maior altura e diâmentro, ritidoma áspero e não descamante. II. A riqueza e a abundância das epífitas aumentam em parcelas com maior luminosidade e umidade. III. A riqueza e a abundância das epífitas aumentam com a redução da temperatura, da altitude e da cobertura vegetal nas áreas. Foram observadas 2.728 epífitas de Bromeliaceae, sendo 1.588 Tillandsia recurvata (L.) L., 571 T. loliacea Mart. ex Schult. f., 406 T. streptocarpa Baker, 64 Aechmea aquilega (Salisb.) Griseb., 51 T. polystachia (L.) L. e 48 T. gardneri Lindl. Os 514 forófitos registrados pertencem a 30 espécies das famílias Anacardiaceae (4), Fabaceae (9), Myrtaceae (4), Meliaceae (2), Apocynaceae, Bignoniaceae, Burseraceae, Celastraceae, Euphorbiaceae, Malpighiaceae, Malvaceae, Nyctaginaceae, Rhamnaceae, Rubiaceae e Sapotaceae, cada uma com apenas 1 espécie. Apenas quatro forófitos não foram identificados ao nível específico. Ao se testar a H1 observou-se que a riqueza não difere entre os forófitos ou quaisquer de suas características analisadas. Por outro lado, 78% das epífitas concentraram-se em Poincianella pyramidalis (Tull.) L. P. Queiroz (873 epífitas), Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillett  (818), Bauhinia cheilantha (Bong.) Steud. (234) e Aspidosperma pyrifolium Mart. (203). Considerando-se H1 foi constatado um aumento na abundância de epífitas em função do aumento no diâmetro dos forófitos, especialmente nos ramificados e com ritidoma liso. Apenas a altura e a instabilidade do ritidoma dos forófitos não apresentaram efeito significativo sobre a abundância de epífitas. Quanto a H2, verificou-se que a luminosidade e a umidade não apresentaram efeitos sobre a riqueza e a abundância de epífitas, que comumente exibem adaptações que contribuem para seu estabelecimento em ambientes mais áridos. No que tange a H3, observou-se que em altas temperaturas a abundância de epífitas aumenta, enquanto que em maiores altitudes, reduz-se tanto a riqueza quanto a abundância dessas plantas. Não foi percebida influência da cobertura vegetal sobre as epífitas. Com este estudo foi possível detectar condições ambientais que favorecem a abundância de epífitas, contribuindo com o conhecimento sobre parte da estrutura desse grupo vascular e de seus forófitos, além de indicar a necessidade de investigações complementares sobre as interações interespecíficas entre os grupos de epífitas e seus substratos.

Presidente - 1517971 - ANA PAULA DO NASCIMENTO PRATA
Externo ao Programa - 1544973 - ANABEL APARECIDA DE MELLO