UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Minicurso sobre Filosofia da Biologia no Mestrado em Filosofia UFS
27/05/2013 12:12

Entre os dias 17 e 19 de junho, das 14 às 17hs, no Auditório da Pós-graduação, Pólo de Novas Tecnologias (Em frente ao Banco do Brasil).

Inscrições e informações: Secretaria do mestrado em filosofia (vagas limitadas).

Conteúdo programático:

1-     Os conceitos de Função, aptidão e adaptação na Teoria da Seleção Natural – Dia 17
2-     A ideia de ‘complexidade irredutível’  na Teoria do Design Inteligente – Dia 18
3-     O caráter teológico da Teoria do Design Inteligente – Dia 19

Bibliografia:

Gustavo Caponi é Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e desde 1993 é docente na Universidade Federal de Santa Catarina. Entre setembro de 1999 e agosto de 2000, como bolsista de pós Doutorado da CAPES, foi pesquisador visitante na equipe REHSEIS de Paris VII. Em 2004, foi professor visitante na École do Hautes Études no Sciences Sociais de Paris e na Universidade Nacional da Colômbia (sede Bogotá). Em 2007 ele foi também professor visitante na Université do Bourgogne, e no primeiro semestre de 2011, como bolsista PDE do CNPq, se desempenhou como pesquisador visitante no Institut d'Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques de Paris I-Sorbonne. Ademais de ter publicado mais de uma centena de trabalhos (a maior parte deles sobre temas de Filosofia e História da Biologia) em diversas antologias e revistas especializadas latino-americanas e européias, Gustavo Caponi também é autor de cinco livros: Georges Cuvier: um fisiólogo de de museo (Universidad Nacional Autónoma de México, México: 2008); Buffon (Universidad Autónoma Metropolitana, México: 2010); La segunda agenda darwiniana: contribución preliminar a una historia del programa adaptacionista (Centro de Estudios Filosóficos, Políticos y Sociales Vicente Lombardo Toledano, México: 2011); Função e Desenho na Biologia Contemporânea (Editora 34 // As. Scientiae Studia, São Paulo 2012); e Réquiem por el centauro: aproximación epstemológica a la Biología Evolucionaria del Desarrollo (Centro de Estudios Filosóficos, Políticos y Sociales Vicente Lombardo Toledano, México: 2012).

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf