UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: ANDREA SANTOS DA COSTA
22/05/2013 13:34


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA SANTOS DA COSTA
DATA: 24/05/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 02 DO NEREN
TÍTULO:

'' Micropropagação, caracterização química,  perfil de voláteis e sensorial de cultivares e híbridos de manjericão (Ocimum basilicum L)''.


PALAVRAS-CHAVES:

germoplasma, planta aromática, embriões somáticos.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
RESUMO:

COSTA, A.S. Micropropagação, caracterização química, perfil de voláteis e sensorial de cultivares de híbridos de manjericão (Ocimum basilicum L.). São Cristovão: UFS. 89f. (Tese).

O manjericão (Ocimum basilicum L.) pertence à família Lamiaceae é originário do Sudeste da Ásia e África Central e é subespontâneo em todo o Brasil. Fz parte de um grupo de plantas medicinais e aromáticas de grande valor econômico, pois é muito utilizada para diversos fins, como ornamental, condi­mentar, medicinal, aromática, na indús­tria farmacêutica e de cosméticos e para produção de óleo essencial, sendo esta última característica a mais valorizada. Inicialmente, estudou-se o impacto da hibridização no perfil de voláteis das cultivares e híbridos de manjericão, a análise sensorial de híbridos, a caracterização química de 31 aceesos e 7 cultivares do Banco ativo de germoplasma da Universidade Federal de Sergipe, e por fim, a análise histológica de calos eembriogênicos em híbridos de manjericão. O perfil dos voláteis dos híbridos e parentais foi difirenciado, mostrando que a hibridização proporcionou o surgimento de novos compostos nos híbridos, sendo a cânfora nos híbridos ‘Sweet Dani’ x ‘Maria Bonita’ e ‘Sweet Dani’ x ‘Genovese’, e cânfora, metil chavicol, neral, geranial, (E)-cariofileno, neril propanoato, α-humuleno, geranil propoanoato, beta-selineno, biciclogermacreno, germacreno A no híbrido ‘Genovese’ x ‘Maria Bonita’. Na caracterização química dos óleos essenciais dos 31 acessos e 7 cultivares de manjericão do BAG, foram identificados oito grupos através da análise multivariada. O linalol foi o constituinte de maior concentração média no óleo essencial, estando presente em todos os acessos e cultivares, exceto na cultivar ‘Sweet Dani’, onde predominou neral (33,98%) e geranial (43,02%). A análise sensorial da amostra ‘Canela’ x ‘Maria Bonita’ apresentou intensidade de aroma global mais forte que as demais e menor aroma cítrico. Na análise histológica o 2,4-D  foi eficiente na indução de calos  com características embriogênicas nos meios de cultivos testados independente da posição foliar. Os calos apresentaram coloração variada, consistência firme e globulares. As concentrações de 0,5 e 1,0 mg.L-1 2,4-D em meio MS  e MT com a folha na posição abaxial apresentaram maior quantidade de células embriogênicas e formação embriões globulares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2307480 - MARIA DE FATIMA ARRIGONI BLANK
Interno - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo ao Programa - 2354380 - PAULO CESAR DE LIMA NOGUEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ MAGNO QUEIROZ LUZ
Externo à Instituição - LEANDRO EUGENIO CARDAMONE DINIZ

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307