UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANDREA SANTOS DA COSTA
22/05/2013 11:05

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA SANTOS DA COSTA
DATA: 24/05/2013
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

'' Micropropagação, caracterização química,  perfil de voláteis e sensorial de cultivares e híbridos de manjeiricão (Ocimum basilicum L)''.

PALAVRAS-CHAVES:

ação inseticida, planta aromática, embriões somáticos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia

COSTA, A.S. Micropropagação, atividade inseticida, perfil de voláteis e sensorial de cultivares de híbridos de manjericão (Ocimum basilicum L.). São Cristovão: UFS. 79f. (Tese).

O manjericão (Ocimum basilicum L.) pertence à família Lamiaceae é originário do Sudeste da Ásia e África Central e é subespontâneo em todo o Brasil. Fz parte de um grupo de plantas medicinais e aromáticas de grande valor econômico, pois é muito utilizada para diversos fins, como ornamental, condi­mentar, medicinal, aromática, na indús­tria farmacêutica e de cosméticos e para produção de óleo essencial, sendo esta última característica a mais valorizada. Inicialmente, estudou-se o impacto da hibridização no perfil de voláteis das cultivares e híbridos de manjericão, a análise sensorial de alguns híbridos, a caracterização química de 39 genótipos do Banco ativo de germoplasma da Universidade Federal de Sergipe, e por fim, a indução de calos em híbrido de manjericão visando a embriogênese somática. O perfil dos voláteis dos híbridos e parentais foi difirenciado, mostrando que a hibridização proporcionou o surgimento de novos compostos nos híbridos, sendo a cânfora nos híbridos ‘Sweet Dani’ x ‘Maria Bonita’ e ‘Sweet Dani’ x ‘Genovese’, e cânfora, metil chavicol, neral, geranial, (E)-cariofileno, neril propanoato, α-humuleno, geranil propoanoato, beta-selineno, biciclogermacreno, germacreno A no híbrido ‘Genovese’ x ‘Maria Bonita’. Na caracterização química dos óleos essenciais dos 39 genótipos de manjericão do BAG, o composto linalol foi o constituinte de maior concentração média no óleo essencial de todos os genótipos. A cultivar ‘Canela’ destacou-se pela elevada concentração de cinamato de metila (32%) e genótipo 16 pelo teor superior a 40% de geraniol. A análise sensorial da amostra ‘Canela’ x ‘Maria Bonita’ apresentou intensidade de aroma global mais forte que as demais e menor aroma cítrico. Para a indução de calos o 2,4-D foi eficiente na formação de calos com características embriogênicas nos meios de cultivos testados independente da posição foliar. Os calos apresentaram coloração variada, consistência firme e globulares. As concentrações de 0,5 e 1,0 mg.L-1 2,4-D em meio MS  e MT com a folha na posição abaxial apresentaram maior quantidade de células embriogênicas e formação embriões globulares.

Presidente - 2307480 - MARIA DE FATIMA ARRIGONI BLANK
Interno - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo ao Programa - 2354380 - PAULO CESAR DE LIMA NOGUEIRA
Externo à Instituição - LEANDRO EUGÊNIO CARDOMONE DINIZ