Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA BEATRIZ DE SOUZA PRADO
22/05/2013 09:16
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DEFICIENTES VISUAIS: O CASO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE ARACAJU (SE)
Educação Matemática. Deficiência Visual. Tecnologias Assistivas.
O presente estudo tem como objetivo investigar e discutir o uso das Tecnologias Assistivas como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de Matemática para alunos com deficiência visual. Dessa forma, levantamos questões que buscam compreender a realidade vivenciada pelos alunos cegos, como também as metodologias e os recursos disponíveis para a educação Matemática. Adotamos para esta pesquisa o método de estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como campo empírico o Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Sergipe (CAP) e, como instrumento de coleta de dados, a observação espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais, questionários, entrevistas e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2007), Sassaki (1999), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Souza (2012), dentre outros. Os resultados evidenciam que as Tecnologias Assistivas descortinaram novas perspectivas e possibilidades no processo de educação Matemática de alunos com deficiência visual. Por isso, estes recursos, quando fortalecidos por um planejamento criterioso, podem se tornar um importantíssimo instrumento mediador do conhecimento matemático, para elevar a autoestima e despertar o interesse dos alunos para novas aprendizagens e descobertas.
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