Banca de DEFESA: JAILDA EVANGELISTA DO NASCIMENTO CARVALHO
22/04/2013 11:15
Políticas Públicas e Formação Docente: um estudo dos programas GESTAR II e Progestão no município de Coronel João Sá
Formação de Professores; Educação do Campo; Política Pública de Formação
Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós - Graduação em Educação e se insere na linha de Pesquisa Formação de Professores: Saberes e Competências, do Núcleo de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – NPGED, foi uma pesquisa que se constituiu a partir da necessidade de investigarmos as políticas públicas de formação de professores no município de Coronel João Sá Bahia, especificamente, através dos programas Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II) e o Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO). A pergunta que norteou a pesquisa foi qual a contribuição desses programas para a formação e prática dos professores que atuam nas escolas do meio rural no município de Coronel João Sá Bahia? Qual o signficado dessa formação para a prática docente a partir do contexto rural onde eles estão inseridos? O objetivo foi o de investigar a partir dos documentos que os sustentam e da prática realizada, a importância desses programas para formação dos professores que trabalham nas escolas rurais no município de Coronel João Sá- BA, nos anos de 2009 e 2010. Tratou de uma abordagem qualitativa com estudos a partir da leitura de documentos oficiais, bibliográficos e entrevistas. A análise nos permitiu inferir que há uma necessidade de políticas públicas eficazes na formação de professores para garantir melhor condição de trabalho e uma educação do campo que valorize e reconheça os modos de vida no meio rural.
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