UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO
15/04/2013 11:41

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO
DATA: 29/04/2013
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação, DID 2
TÍTULO:

MOBILIDADE DO TRABALHO, TRANSFERÊNCIA DE RENDA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

PALAVRAS-CHAVES:

Centralidade. Mobilidade do trabalho. Produção do Espaço Regional. Trabalho. Transferência de renda.

ÁREA: Geografia

A tese discute o tema mobilidade do trabalho relacionando com transferência de renda e produção do espaço regional e tem como objetivo analisar os rebatimentos da mobilidade do trabalho na produção do espaço regional. A base teórica discute os conceitos de mobilidade populacional, do capital e do trabalho e a produção do espaço em redes, tendo como categoria de análise o trabalho e como base empírica o município de Vitória da Conquista. A mobilidade do trabalho contribui para a organização do espaço e reflete o desenvolvimento desigual e combinado imposto pelo capital. Com isso, reforça o crescimento econômico de determinados centros, enquanto contribui para o esvaziamento de outros. Para a realização do trabalho foi realizada intensa revisão bibliográfica, seguida de levantamento de dados e informações, utilizando fontes documentais de instituições públicas e privadas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Além disso, foram aplicados 300 questionários direcionados a população migrante e realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela Secretária de Planejamento (trabalho e renda), Gerências de recursos humanos em empresas públicas e privadas da cidade e com proprietários de empresas dos diversos ramos do comércio. A partir das análises ficou evidente a formação de três grupos de migrantes articulados, porém diferenciados entre si: os migrantes que moram em cidades próximas de Vitória da Conquista e vem trabalhar na cidade, os não nascidos em Vitória da Conquista, mas que moram, trabalham e contribuem para o desenvolvimento regional e a população que mora em Vitória da Conquista e trabalha em outros municípios. Ao exercer a importância de centro regional, Vitória da Conquista desponta como um lugar de atração populacional, pois sua infraestrutura atrai, diariamente, pessoas de outros municípios que se deslocam para o seu centro urbano. A transferência de renda, fruto da mobilidade do trabalho, é um dos fatores que contribui para promover o desenvolvimento regional desigual e contraditório, pois as funções especializadas auxiliam no crescimento e na geração de renda, além de valorizar a cidade e contribuir para a sua expansão.

Externo à Instituição - ANA EMÍLIA DE QUADROS FERRAZ
Externo à Instituição - GEÍSA FLORES MENDES