Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA REZENDE GOMES
27/03/2013 09:40
Relações de Gênero no Trabalho e a Formação de Instrutores(as) e Condutores(as) de Direção Veicular em Sergipe
Educação; Educação para o trânsito; Formação de professores; Trabalho docente.
Esta pesquisa aborda o trânsito como um sistema cultural, voltando o olhar sobre educação no trânsito, na análise do comportamento humano e, consequentemente, na ação simbólica, tendo como objetivo geral analisar dimensões do processo de construção de identidades, mediadas pelo trabalho e a formação de sujeitos envolvidos na educação do trânsito: Condutores e Instrutores dos Centros de Formação de Condutores (as antigas auto-escolas) para o trânsito no Estado de Sergipe, identificando em que medida fortalecem diferenças ou ampliam direitos, deveres e a cidadania dos/as condutores em Aracaju. Os estudos de gênero inserem-se na abordagem do multiculturalismo, na perspectiva de construção social de sentidos e significados das identidades. A opção metodológica recaiu pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico com base na história oral, sem desconsiderar dimensões quantitativas. Várias fontes de informação contribuem para a construção do conhecimento: documentos, bibliografias, estatísticas, sites, observação direta em sala de aula, priorizando-se a entrevista semi-estruturada com os participantes da pesquisa. A falta de uma educação para o trânsito realizada de maneira sistemática e institucionalizada no Brasil pode ser apontada como um dos fatores colaboradores para o assustador número de acidentes com vitimas. Nesse sentido, emerge a importaância de se introduzir um debate importante visando elevar a qualidade das condições em que se dá a mobilidade humana no trânsito em Sergipe e no Brasil.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9