UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: NAJO GLORIA DOS SANTOS
20/03/2013 13:54

DISCENTE: NAJO GLORIA DOS SANTOS
DATA: 25/03/2013
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR EM
CIÊNCIAS AMBIENTAIS: reflexividade socioprofissional, trajetória
formativa e conduta interdisciplinar no mundo do trabalho

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS:Trajetória Formativa (Auto) Biográfia.

PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória Profissional. Reflexividade Socioprofissional. (Auto) Biografia. Formação Interdisciplinar.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O objeto central dessa pesquisa é o desenvolvimento profissional interdisciplinar em ciências
ambientais e suas influências no campo de trabalho, erigido através das relações entre processos de
reflexividade socioprofissional, trajetória formativa e história pessoal de vida de egressos do
Sergipe (1995-2010), considerando tanto as mudanças ocorridas entre o período de formação
interdisciplinar e o ingresso profissional no mercado de trabalho quanto as dificuldades que
enfrentam no exercício profissional quanto à prática interdisciplinar. Faz-se recorrência às
abordagens (auto) biográficas, à Sociologia do Trabalho, à biografia educativa e às práticas
interdisciplinares em ciências ambientais e no mundo do trabalho. A metodologia da pesquisa é de
natureza mista: qualitativa e quantitativa. A pesquisa é de natureza interdisciplinar. Os principais
instrumentos de coleta de dados utilizados são questionário fechado, entrevistas semidirigidas,
fontes documentais, relatos autobiográficos e formulários eletrônicos de acompanhamento
(Coleta/Capes). Os resultados esperados destacam a relevância da formação interdisciplinar em
ciências ambientais através da qual as implicações sociais e científicas presentes em diferentes
campos de trabalho propiciem discussões sobre a importância das trajetórias de vidas e das
trajetórias profissionais no desenvolvimento profissional interdisciplinar para a definição de
políticas públicas de formação interdisciplinar, sociologicamente situada.

O objeto central dessa pesquisa é o desenvolvimento profissional interdisciplinar em Ciências Ambientais e suas influências no campo de trabalho de egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (1995-2010). Trata-se da análise sobre as mudanças ocorridas entre o período de formação interdisciplinar e o ingresso profissional no mercado de trabalho quanto às dificuldades que enfrentam no exercício profissional relativo à prática interdisciplinar. Faz-se recorrência às abordagens (auto) biográficas, à Sociologia do Trabalho, à biografia educativa e à interdisciplinaridade como elementos teórico-metodológicos relevantes para a compreensão e desenvolvimento do estudo. A metodologia da pesquisa é de natureza mista: qualitativa, quantitativa e interdisciplinar. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário fechado, entrevistas semiestruturadas, fontes documentais, relatos autobiográficos e formulários eletrônicos obtidos na Plataforma Lattes. Os resultados demonstram a relevância da formação interdisciplinar em Ciências Ambientais, nos seus diferentes campos de trabalho, com suas implicações sociais e científicas propiciando discussões sobre a importância das histórias de vidas e das trajetórias profissionais no desenvolvimento profissional interdisciplinar e, sobretudo, as dificuldades enfrentadas no exercício da prática interdisciplinar bem como, contribuir com a definição de políticas públicas de formação interdisciplinar e inserção no mercado de trabalho.

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES