UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: GLADSTON DOS SANTOS
13/03/2013 14:17

DISCENTE: GLADSTON DOS SANTOS
DATA: 26/03/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCET
TÍTULO:

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO AGRESTE SERGIPANO: CONTRIBUIÇÃOES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores, Atividades experimentais, Ensino de química.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Os limites na formação de professores estão presentes nas discussões e avaliações de alunos, devido à forma com que os assuntos são abordados nas aulas, tornando-as de difícil compreensão. Isso pode ser ocasionado devido à formação destes professores. Para que ocorra participação do indivíduo na sociedade, é preciso que o professor construa um vínculo ente o conteúdo escolar e o cotidiano do aluno. O estudo da Química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica de mundo tendo condições de perceber e interferir em situações que contribua para sua qualidade de vida. Uma das maneiras que a escola juntamente com o professor pode possibilitar a vivência de situações reais e a visualização de fenômenos é através de Atividades Experimentais, a qual permite que os alunos sintam-se estimulados a frequentarem, a participarem das aulas, realizando assim as atividades em conjunto com o professor, possibilitando desta forma uma participação ativa dos discentes. Sendo assim, este trabalho tem como foco central analisar se os formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho sentem-se aptos a desenvolver e executar aulas experimentais, nas suas futuras práticas pedagógicas para a educação básica. Os dados obtidos dos questionários foram analisados e tabulados possibilitando a criação de um Grupo Focal que pudesse identificar dados mais concretos sobre as contribuições que a experimentação proporcionou aos graduandos, em seguida foi elaboradas dimensões e categorias. Um importante ponto abordado foi que as atividades experimentais realizadas na Universidade são descontextualizadas e pouco contribuiu na formação desses futuros professores. Desta forma, considera-se importante que haja, na graduação, um momento para discussões e aplicações de atividades experimentais, com cunho para a educação básica.

Externo à Instituição - DANIELA GONÇALVES DE ABREU
Presidente - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI
Interno - 1683703 - JUVENAL CAROLINO DA SILVA FILHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10