UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

PALESTRA: “Uma visão geral sobre a evolução da química analítica no Brasil”
08/03/2013 11:10

TÍTULO: Uma visão geral sobre a evolução da química analítica no Brasil

PALESTRANTE: Prof. Dr. Joaquim de Araújo Nóbrega - Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1986), Mestre em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989), Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (1992) e Livre Docente em Espectroquímica Analítica pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo (2000). Possui dois estágios de pós-doutorado (University of Massachusetts, Dr. Ramon M. Barnes - 1996 e Wake Forest University, Dr. Bradley T. Jones -2003). Atualmente é Professor Associado IV (DE) do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, Professor Visitante da Facultad de Farmacia da Universidad de Concepción (Chile), Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society da Sociedade Brasileira de Química e membro dos Conselhos Editoriais do Brazilian Journal of Analytical Chemistry, ICP Information Newsletter, Microchemical Journal e Talanta. Foi membro titular do Comitê Assessor em Química do CNPq no período de outubro/2009 a setembro/2012 (Coordenador do CA-QU de outubro/2011 a setembro/2012). Tem experiência na área de química analítica e atua principalmente nos seguintes temas: preparo de amostras, espectrometria de absorção e emissão atômica com diferentes atomizadores, ICP OES e ICP-MS.

LOCAL: Mini-auditório do CCET

DATA: 11/04/2013 (quinta-feira)

HORÁRIO: 16:00h

Convidam-se os interessados.