UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: RICARDO SANTOS DE AMORIM
07/03/2013 16:44

DISCENTE: RICARDO SANTOS DE AMORIM
DATA: 21/03/2013
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DISPOSITIVOS DE EXIBIÇÃO E DE SALAS DE LAUDO EM SERVIÇOS DE RADIODIAGNÓSTICO DE HOSPITAIS-ESCOLA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

PALAVRAS-CHAVES:

Radiologia digital, raios-x

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Neste trabalho foi avaliada a qualidade dos dispositivos de exibição de imagens médicas radiológicas - monitores e negatoscópios -, bem como as condições de iluminação das salas de laudo de um grupo de sete Hospitais-Escola do Nordeste do Brasil, distribuídos por capitais de cinco Estados. Os parâmetros avaliados nos monitores digitais, conforme proposto pela Associação Americana de Físicos em Medicina, foram os de distorção geométrica, reflexão, luminância, uniformidade de luminância, resolução, ruído e velamento. A adequação desses itens reflete diretamente no fornecimento de um diagnóstico médico correto. Os negatoscópios e as salas de laudo de radiologia geral e de mamografia foram avaliados seguindo as recomendações do Protocolo Espanhol de Controle de Qualidade de 2002 e do Colégio Americano de Radiologia e do Ministério da Saúde (ANVISA). Os dados avaliados demonstram sérios problemas nas condições de exibição e visualização de imagens radiológicas dessas instituições hospitalares, pois uma parcela considerável dos dispositivos analisados apresenta parâmetros em desacordo com os protocolos de controle de qualidade.

Interno - 1704017 - ALBERICO BLOHEM DE CARVALHO JUNIOR
Externo ao Programa - 009.383.655-41 - CÁSSIO COSTA FERREIRA
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10