Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA RESENDE DE OLIVEIRA
04/03/2013 16:50
A EDUCAÇÃO VIRANDO O JOGO
Materiais didáticos lúdicos. Formação de professores. Ciências Biológicas.
Acreditando que, quando o ensino desperta o prazer, a aprendizagem se torna mais atrativa e mais significativa, impulsionando o próprio aprendiz na busca dos conhecimentos e no protagonismo de sua história educacional, o presente trabalho objetivou analisar a influência da construção e da utilização de materiais didáticos lúdicos no processo de formação de professores de Ciências Biológicas, incentivando a reflexão sobre a atuação pedagógica e a construção de práticas diferenciadas. É durante a fase de formação inicial que é construído o alicerce para as futuras práticas profissionais, sendo de extrema importância que os graduandos experimentem situações bem diversificadas que enriqueçam seu acervo de ideias. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas, da disciplina de Invertebrados I, da Universidade Federal de Sergipe e foi baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos apresentada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Para a obtenção dos dados foram utilizados gravações e questionários, analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam para uma transformação e maturidade no pensamento dos graduandos, demonstrando que houve uma troca de vivências e reflexão sobre a prática pedagógica apoiada no referencial ludo-educativo.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10