UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: SÉRGIO LUIZ LOPES
27/02/2013 12:25

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO LUIZ LOPES
DATA: 01/03/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

Os sentidos atribuídos pelo professor do ensino médio às práticas avaliativas

PALAVRAS-CHAVES:

Sentido da Avaliação; Prática pedagógica; Nota na escola; Educação escolar.

A atual conjuntura sócio-político-econômica fez emergir a discussão em torno da avaliação como baluarte nas escolas de ensino médio. Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca dos sentidos atribuídos pelo professor do ensino médio às práticas avaliativas, desde a inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que elas sofreram ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa são: analisar que sentido(s) os professores conferem a suas práticas avaliativas, em duas escolas públicas do ensino médio da cidade de Natal-RN; analisar os processos avaliativos desenvolvidos pelos professores nesses espaços escolares, identificar quais instrumentos avaliativos o professor utiliza, ao longo do processo de ensinar; e entender qual(is) o(s) sentido(s) da avaliação, para o professor de ensino médio, no momento de avaliar. O debate em torno da avaliação vem se intensificando nos últimos anos. A princípio, a análise centrava-se em como, historicamente, a avaliação foi introduzida no espaço escolar. Em seguida, a preocupação centrou-se em desvelar basicamente dois elementos: o sentido da avaliação para o professor de ensino médio e como o professor operacionaliza a avaliação com seus alunos ao longo do processo de ensino. A pesquisa envolveu os professores das duas escolas públicas de ensino médio acima referidas. Os dados coletados constituem a matéria-prima da análise apresentada. Durante o trabalho de investigação, buscou-se envolver todos os sujeitos da escola – professores, diretor e coordenador pedagógico, na tentativa de, coletivamente, buscar-se entender melhor esse espaço de realizações, empecilhos, desejos e sofrimentos. Depois, foram analisadas as entrevistas, separando-se por categoria, para, em seguida, produzirem-se estudos e discussão sobre os temas Sentido da avaliação, Ensino e Avaliação. A pesquisa é qualitativa, ao mesmo tempo buscando construir instrumentos para se entender a prática dos professores em sua cotidianidade. Pode-se perceber que, diante das contradições em que os sujeitos são inseridos, parte dos professores tem uma concepção quantitativa da avaliação, cujos objetivos são a simples aferição do nível de aprendizagem dos alunos, e que o debate teórico-metodológico, a situação vivenciada e os propósitos da escola compelem os professores a não pensarem a avaliação como um elemento intrínseco ao trabalho pedagógico, mas como um momento isolado. Por outro lado, foram observados também alguns elementos importantes para que se proceda a uma inovação nos processos avaliativos na escola: o desejo de mudança e o fazer coletivo.

Presidente - 1529251 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - BETÂNIA LEITE RAMALHO