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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA JANE SOUZA MOREIRA
25/02/2013 17:08


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA JANE SOUZA MOREIRA
DATA: 27/02/2013
HORA: 17:30
LOCAL: SALA II DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
TÍTULO:

CONTINUIDADE E RUPTURA NOS LIVROS DIDÁTICOS “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”: UMA ANÁLISE A PARTIR DO COMO ENSINAR ANCORRADO EM PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático de Matemática. Tendências metodológicas. Conteúdo matemáticos.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em que medida os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática alteraram a coleção de livros didáticos “A Conquista da Matemática” no período de 1982 à 2009. Para realizar tal intento o primeiro foi identificar todas as coleções de livros didáticos “A Conquista da Matemática”, sendo localizadas seis edições diferentes desta coleção. A escolha desta coleção deve-se ao fato de sua utilização em dezesseis (16) das dezenove (19) escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju- Se, e segundo informam Duarte (2007) e Hallewell (2005), a coleção de livros didáticos “A Conquista da Matemática” pertencente a editora FTD, da congregação irmãos maristas, se encontra presente nas escolas brasileiras desde a década de 80. Foram analisados nas coleções a materialidade, a organização dos conteúdos, as mudanças e permanências dos mesmos buscando identificar como as tendências metodológicas da Educação Matemática alteraram esta coleção. Como suporte teórico foram adotados autores como Chervel (1990), Choppin (2002, 2004), Munakata (1997), Valente (2007, 2008). Com base nos dados coletados a partir da análise das coleções é possível afirmar, que as tendências metodológicas da Educação Matemática alteraram a coleção quanto a sua materialidade, a organização dos conteúdos, ainda que timidamente e ainda que tentasse permanecer a ideia de currículo linear. Não foi possível apontar a presença de orientações da resolução de problemas, da história da matemática, do uso das novas tecnologias, do jogo matemático, como metodologia, mas, sim como recursos didáticos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Externo ao Programa - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA

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